A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Conheça 4 opções de tratamento para dor de dente

Quando a dor de dente incomoda, mesmo as tarefas simples podem virar um desafio. Afinal, é mais difícil se concentrar e só um tratamento para dor de dente pode encerrar esse desconforto.

Se você está sentindo dores e vem buscando alternativas caseiras de como melhorar a dor de dente, vale o alerta: compressa para dor de dente ajuda no alívio temporário, mas, assim que puder, procure um profissional que avalie o seu caso.

Mas quais são os tipos de tratamento para esse incômodo?  É o que você vai descobrir neste conteúdo.

 

Principais causas para um tratamento para dor dente

Normalmente, o dente doendo está relacionado à cárie (mas pode ter como causa também, por exemplo, a sensibilidade dental).

Com o tempo, se você não procura um tratamento para dor de dente (LINK TO: https://www.elmex.com.br/articles/sensibilidade), o quadro pode evoluir para outras condições mais graves.

Existem pelo menos quatro complicações mais comuns. Veja os principais sintomas de cada uma…

Pulpite

A pulpite é uma condição relacionada à inflamação da polpa dentária, a parte mais interna do dente. É ali que ficam os nervos e os vasos sanguíneos, por isso, é comum sentir dor de dente.

Apesar de a cárie ser uma das principais causas da pulpite, outros fatores podem contribuir para esse problema, entre eles:

  • infiltração de restaurações antigas;
  • traumas dentários;
  • fraturas.

Os sintomas podem variar de um inchaço na área afetada até uma sensibilidade na gengiva. E claro, é comum sentir uma dor de dente aguda e latejante.

2. Abscesso periapical

O abscesso periapical surge quando a infecção bacteriana na polpa dentária se espalha e pode deixar a raiz doendo e causar sensibilidade na raiz do dente. A partir daí, começa a se formar pus no local.

Como essa condição também pode afetar o osso alveolar e a gengiva, a dor local pode ser severa. Em casos mais graves, a pessoa pode ter dificuldade na mastigação e até mau hálito.

3. Pericoronite

Ela está geralmente relacionada com o nascimento do dente siso. Quando ele não erupciona totalmente e fica parcialmente coberto pela gengiva, os restos de alimentos e bactérias podem se acumular no local.

Ou seja, isso pode levar à inflamação e infecção na gengiva. Na prática, os sintomas incluem dor na mandíbula, inchaço na gengiva e dificuldade para abrir a boca.

4. Trauma

Traumas costumam quebrar ou rachar os dentes. Quando isso acontece, as estruturas internas e mais sensíveis podem ficar expostas, causando a dor de dente.

Em casos onde a fratura atinge a raiz, o tratamento para dor de dente deve ser feito o mais rápido possível!

 

Quais os primeiros sinais de alerta para buscar um tratamento para dor de dente? 

Se a dor for latejante e não passar em um curto período, já é um indício claro que você deve visitar o(a) dentista. Mas outros sinais também podem indicar essa necessidade:

  • dor ao mastigar: principalmente quando é aplicada pressão no dente afetado;
  • sensibilidade: especialmente ao frio, calor, alimentos doces ou bebidas ácidas;
  • inchaço: em alguns casos, pode vir acompanhado de vermelhidão;
  • gosto ruim na boca: o mau hálito pode ser um indicativo de alguma infecção.

 

Como tratar dor de dente: conheça 4 tipos de procedimentos

Se você identificou algum dos sinais acima, está na hora de visitar o(a) dentista da sua confiança. Algumas medidas caseiras até ajudam no alívio imediato, mas só um(a) profissional pode indicar um tratamento para dor de dente eficaz para o seu caso.

1. Bloqueio de nervo local 

Esse é o procedimento feito quando a anestesia local precisa ser aplicada. Assim, você não sente nenhum tipo de dor no tratamento para dor de dente.

Na prática, o(a) dentista usa uma seringa estéril com agulha bem fina, injetando cuidadosamente o anestésico na área ao redor do dente que precisa ser tratado.

Assim que o local estiver totalmente anestesiado, o procedimento dentário pode ser iniciado. Isso inclui tratamentos como obturações, extrações, cáries ou canal, que podem estar ocasionando a dor. 

2. Drenagem por incisão 

Em casos de pus na gengiva (como ao redor do dente), o(a) dentista poderá fazer um pequeno corte na região. Assim, é possível drenar o fluido, aliviando a pressão e removendo a infecção que causa a dor de dente.

Após a drenagem e limpeza, essa incisão pode ser fechada. Mas em alguns casos, o(a) profissional pode manter a incisão aberta para o fluido continuar sendo drenado.

3. Enxágue com antisséptico 

Depois da consulta, o(a) dentista pode recomendar o uso de enxágue com antisséptico como parte dos cuidados pós-tratamento.

Normalmente, esse produto traz vários benefícios para quem busca formas de aliviar a dor de dente ou deseja evitar novos problemas:

  • previne infecções e ajuda na cicatrização;
  • controla a placa bacteriana, mantendo a área tratada limpa;
  • reduz inchaços e inflamações após procedimentos mais invasivos.

4. Antibióticos e analgésicos 

Normalmente, os antibióticos são prescritos para tratar ou prevenir possíveis infecções após o procedimento odontológico. Já os analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno, são eficientes para aliviar dores e desconfortos.

 

Lembre-se: é importante seguir rigorosamente as orientações do seu(sua) dentista quanto ao uso de medicamentos. A dosagem e o tempo de uso são prescritos para as suas necessidades específicas.

 

Mas os cuidados devem ir além das semanas seguintes ao procedimento odontológico. No dia a dia, é importante usar produtos de qualidade que oferecem proteção prolongada contra as cáries.

É o caso do creme dental para sensibilidade elmex Sensitive Professional, que ajuda a fortalecer e remineralizar o esmalte enfraquecido dos dentes. 

Conte com uma pasta de dente com tecnologia suíça para potencializar os cuidados com a sua saúde bucal.

Dúvidas frequentes sobre tratamento para dor de dente

Qual papel da higiene bucal na prevenção de dores no dente? 

Considerando que a dor de dente pode ter relação com cáries, gengivite, periodontite e infecções, uma boa higiene bucal pode ajudar a prevenir essas condições.

Posso usar remédios caseiros para aliviar a dor de dente? 

Analgésicos, enxaguantes e compressas frias podem até amenizar a dor, mas nada substitui a consulta com o(a) dentista. Portanto, ao menor sinal de desconforto, procure um tratamento para dor de dente com um profissional.

A dor de dente pode ser causada por outros problemas de saúde?

Sim, problemas de saúde em outras partes do corpo podem ter relação com a dor de dente. A inflamação nos seios nasais (sinusite) e o ranger dos dentes (bruxismo) são alguns exemplos.