Dicas rápidas para aliviar a dor de dente: veja o que funciona e melhore sua rotina de cuidados bucais
Você nunca sabe em que momento vai precisar aliviar a dor de dente, certo? Afinal, ela aparece nas situações em que menos se espera, ao saborear sua sobremesa favorita ou tomar aquele drink gelado que você adora com os amigos.
As dores e desconfortos podem interferir de maneira significativa na sua qualidade de vida, mas não se preocupe. Existem diferentes formas de aliviar temporariamente esses incômodos.
Se você está buscando uma solução para aliviar a dor de dente, veja algumas dicas de como fazer isso em casa, enquanto você não consegue ir ao consultório para uma visita ao dentista.
Boa leitura!
O que pode causar dor de dente?
Antes de descobrir maneiras de aliviar a dor de dente, que tal entender as causas desse desconforto?
A dor de dente pode ser causada por diversas condições. A mais comum é a cárie, que atinge a camada mais profunda do dente, deixando os nervos sensíveis expostos.
Alguns outros fatores, como infecção bacteriana, traumatismo dentário, erosão do esmalte e problemas periodontais também podem afetar os tecidos ao redor dos dentes, causando dor. O bruxismo e a sensibilidade dentária estão incluídos nesses fatores.
Quais cuidados ajudam a aliviar a dor de dente?
Os desconfortos na boca são um sinal de que já está na hora de ir ao dentista, pois só assim você recebe o diagnóstico e o tratamento adequado. Mas, existem algumas opções paliativas para aliviar esse desconforto em casa. Veja a seguir algumas dicas e o que é bom para dor de dente.
Escove corretamente e use o fio dental
A escovação é muito importante para a saúde bucal. Se você está sentindo algum desconforto na boca e quer aliviar a dor de dente, capriche na escovação para eliminar resíduos de alimentos e placa bacteriana, que podem estar contribuindo para o problema.
Escove seus dentes com calma, fazendo movimentos circulares e sem aplicar muita força. Lembre-se que a parte interna deles também deve ser escovada. Use sempre o fio dental, de preferência antes da escovação, pois ele atinge partes da boca onde a escova não chega.
Faça a higiene oral no mínimo 2x ao dia, principalmente após as refeições e antes de dormir. E, se quiser restaurar o branco natural dos dentes sem causar sensibilidade, conheça o creme dental elmex Sensitive Professional Whitening.
Bocheche com água e sal
Você pode estar se perguntando: “como aliviar a dor de dente com coisas simples que tenho em casa?”. A resposta é muito simples: faça um bochecho de água morna e sal!
Misture uma colher de chá de sal em um copo de água morna e faça 30 segundos de bochecho, principalmente do lado afetado. A água morna ajuda a aliviar a dor e o sal contribui para diminuir o inchaço no tecido gengival, reduzindo também a sensibilidade nos dentes.
E, para ter um aliado na escovação e ajudar na prevenção da dor de dente, você pode incluir em sua rotina de cuidados orais um enxaguante bucal elmex Sensitive. Ele garante proteção extra para os dentes sensíveis, graças à sua precisão suíça e resultados clinicamente comprovados.
Faça compressas frias
O gelo é importante para aliviar essa sensação incômoda que a dor causa. A temperatura baixa na região afetada atua como um poderoso anti-inflamatório, levando à diminuição do quadro de inflamação.
Além disso, uma compressa de gelo no local vai deixar a região amortecida, amenizando as dores. Mas, não aplique gelo diretamente. Use uma compressa ou bolsa térmica para não ferir a pele.
Faça bochechos com chá de gengibre e própolis
Este bochecho é muito bom para aliviar dor de dentes, por conta das propriedades que seus ingredientes têm.
O gengibre tem compostos anti-inflamatórios e analgésicos naturais, que ajudam a reduzir a inflamação ao redor do dente, além de ser antibacteriano. O própolis, por sua vez, tem propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que ajudam a desinfetar a área afetada e a diminuir a sensibilidade.
O bochecho com esse chá oferece alívio temporário, criando uma barreira protetora e calmante ao redor do dente dolorido.
Use óleo de cravo-da-índia
O óleo de cravo-da-índia tem propriedades analgésicas e anti-inflamatórias. Seu principal componente ativo é o eugenol, que é um anestésico natural com capacidade de aliviar a dor de dente ao entorpecer os nervos afetados.
O eugenol também tem propriedades antissépticas, que ajudam a combater bactérias que podem ser as responsáveis por infecções na cavidade oral.
Evite alimentos e bebidas muito quentes ou frios
As bebidas e os alimentos quentes ou gelados podem intensificar a sensibilidade dentária, pois os dentes sensíveis geralmente têm sua camada mais externa desgastada.
As temperaturas extremas estimulam os nervos sensíveis que estão expostos, causando dor. Por isso, evite consumir alimentos ou bebidas muito quentes ou muito frias.
Evite alimentos açucarados ou ácidos
Os alimentos açucarados alimentam as bactérias presentes na placa dental, levando à produção de ácidos que podem corroer o esmalte dos dentes, aumentando a exposição dos nervos sensíveis. Além disso, eles também contribuem para o aparecimento de cárie.
Os alimentos ácidos, como frutas cítricas e refrigerantes, também podem corroer o esmalte dental, facilitando o aparecimento da sensibilidade.
Evitar esses alimentos ajuda a preservar a integridade do esmalte e a reduzir a irritação dos nervos dentais.
Enxágue a boca com água morna e bicarbonato de sódio
Ainda buscando o que fazer para aliviar a dor de dente? Combinar água morna e bicarbonato de sódio pode ser uma boa solução!
A água morna ajuda a relaxar os músculos faciais e a aumentar a circulação sanguínea na região oral, reduzindo a sensação de dor.
O bicarbonato de sódio tem propriedades levemente alcalinas, que ajudam a neutralizar os ácidos na boca, contribuindo para reduzir a acidez que pode irritar os dentes sensíveis.
Consulte seu dentista para avaliar a saúde bucal e a necessidade de medicamentos
Visitar regularmente seu dentista de confiança para saber como está a saúde da sua boca, receber diagnósticos precisos e tratamentos adequados é fundamental.
Quando necessário, ele pode receitar remédios, como analgésicos. Eles são uma opção para dores mais intensas e devem ser usados conforme as orientações do profissional.
Use produtos específicos para dor de dente
Além das receitas caseiras, os produtos específicos para dor de dente podem contribuir muito para a redução do desconforto. Ao visitar seu dentista, ele pode sugerir recomendações para aliviar a dor de dente.
Um dos produtos recomendados por especialistas é o creme dental para sensibilidade elmex Sensitive Professional. A precisão suíça dessa pasta de dente oferece alívio imediato e proteção prolongada aos dentes!
Com a tecnologia avançada para dentes sensíveis de elmex Sensitive Professional é possível fortalecer e remineralizar o esmalte enfraquecido dos dentes, protegendo-os contra cárie.