A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Sensibilidade nos dentes: veja como aliviar com ciência e tecnologia

A sensibilidade nos dentes atinge um em cada quatro adultos no Brasil. E em momentos muitas vezes inesperados, como ao tomar uma bebida gelada em um jantar com amigos.

Esse é um problema comum e que pode ser causado por diferentes razões. Mas, nos últimos anos, o desenvolvimento de produtos com tecnologia especializada aumenta a eficiência no alívio da sensibilidade nos dentes.

Neste conteúdo, você vai ver:

  • as causas da sensibilidade;
  • o alívio da sensibilidade com tecnologia;
  • como aliviar a sensibilidade nos dentes no seu dia.

 

Causas da sensibilidade nos dentes

A sensibilidade no dente e a hipersensibilidade dentinária são dores que podem ser pontuais ou recorrentes (e com diferentes intensidades, dependendo de cada pessoa). 

Algumas das principais causa são:

  • tratamento periodontal;
  • consumo recorrente de alimentos e bebidas ácidas, como refrigerantes;
  • problemas na gengiva, como gengivite;
  • dieta desequilibrada (com muitos alimentos açucarados, por exemplo);
  • hábito de escovação intenso e agressivo;
  • pastas e cremes dentais abrasivos.

Todos esses exemplos contribuem, de alguma maneira, para o desgaste do esmalte dental, que protege a dentina dentro e fora do dente.

Quando o esmalte se desgasta e deixa a dentina exposta, suas terminações nervosas ficam sujeitas ao contato com substâncias da sua alimentação, como o açúcar e alimentos ácidos.

Por isso, pessoas com sensibilidade sentem a dor.

 

Tecnologia avançada contra a sensibilidade

Por suas características, a sensibilidade no dente é foco de cada vez mais pesquisas para o desenvolvimento de soluções e produtos que de fato proporcionem alívio e prevenção.

Por isso, determinados cremes dentais para dentes sensíveis, desenvolvidos em parceria com dentistas, ajudam a prevenir e a aliviar a sensibilidade com base em tecnologia avançada e especializada.

Eficiência com sotaque europeu para dentes sensíveis

Reconhecida pela precisão e excelência, a Suíça é uma referência em soluções de qualidade. E também para a prevenção e alívio da sensibilidade dental.

elmex é um exemplo concreto disso: de origem suíça, é a marca número um recomendada no país europeu por dentistas, segundo pesquisa realizada no país em 2020, com 133 profissionais.

Com 60 anos de tradição em linhas de produtos para dentes sensíveis, criados com especialistas em odontologia, cuja eficiência dos ingredientes e os benefícios são cientificamente comprovados.

E essa tradição está disponível em farmácias e na internet no Brasil desde 2018, contribuindo para a saúde bucal dos brasileiros.

 

Seu dia sem sensibilidade nos dentes

A tecnologia e bons hábitos são essenciais para a prevenção e alívio da sensibilidade nos dentes.

Veja a seguir algumas dicas de como evitar a sensibilidade no seu dia a dia.

Use creme dental para dente sensível

Uma das maneiras mais eficazes para amenizar as dores é usando um creme dental para sensibilidade. Isso porque esse tipo de produto ajuda a proteger as regiões do dente que causam a dor da sensibilidade.

Ilustração de um dente sendo protegido pela tecnologia de pasta de dente para dentes sensíveis

Dessa maneira, as regiões interna e externa do seus dentes ficam mais protegidas contra a ação de substâncias causadoras da sensibilidade, como água e outros líquidos gelados, ar frio etc.

Por isso, dentistas incluem esse tipo de pasta de dente para dente dolorido e sensível na hora de recomendar tratamentos para a hipersensibilidade dental.

Creme dental elmex SENSITIVE

Uma opção de pasta de dente para sensibilidade é o creme dental elmex SENSITIVE, que proporciona alívio imediato e proteção prolongada contra a hipersensibilidade no dente.

Para alívio imediato, basta aplicar o creme dental no dente sensível e massagear por 1 minuto, desde que recomendado pelo(a) dentista. Já para proteção prolongada, use regularmente.

A eficiência de elmex SENSITIVE vem das tecnologias Pro-Argin e CalSeal, aliadas a partículas branqueadoras. Essa fórmula exclusiva também proporciona restauração do branco natural dos dentes sem causar sensibilidade dentária.

Escolha a escova certa

Assim como o creme dental correto, é importante usar uma escova certa para esse tipo de problema.

Prefira um produto com cerdas ultra macias para ajudar a diminuir os sintomas de sensibilidade nos dentes. Afinal, cerdas muito duras e uma escovação muito forte podem contribuir para o desgaste dos dentes, o que, por sua vez, eleva os riscos de sensibilidade.

Mantenha a higiene em dia

No cuidado da sua boca, produtos certos sozinhos não fazem milagre. O ideal é:

  • escovar pelo menos três vezes ao dia, de preferência após as refeições;
  • também escovar a língua;
  • usar o fio dental com regularidade para limpar regiões que a escova não alcança;
  • usar enxaguante bucal, como o enxaguante elmex Sensitive.

E, muito importante:

  • evite escovar os dentes com muita força. O excesso de força pode danificar a gengiva e o esmalte dos dentes, aumentando a possibilidade de você ter dente sensível.

Por isso, sempre faça com muito cuidado em todas as suas etapas.

Trate o bruxismo

O bruxismo é uma desordem funcional que pode causar hipersensibilidade dentinária. Afinal, o movimento de ranger ou de pressionar com força os dentes aumenta os riscos de desgaste.

Essa fricção nos dentes leva a uma diminuição drástica do seu esmalte protetor. E isso deixa a dentina exposta, causando a sensibilidade.

E, de novo, o(a) dentista vai te ajudar a entender o melhor caminho a tomar.

Visite o(a) dentista periodicamente

Sim, é preciso dizer: ir regularmente ao(à) dentista faz toda a diferença para o cuidado da sua boca.

O ideal é marcar uma consulta ao menos a cada três meses para seus dentes terem o acompanhamento profissional ideal.

Dessa maneira, você irá ao consultório não só para resolver problemas, como a sensibilidade nos dentes que aparece sem avisar.

Mas, principalmente, para fazer do consultório o lugar certo para você prevenir condições indesejadas.

Dúvidas frequentes sobre sensibilidade nos dentes:

 

Como saber se você tem sensibilidade ou cárie?

Sensibilidade dental e cárie não são a mesma coisa. No caso das regiões do dente em que mais aparecem, a hipersensibilidade dentinária é mais comum perto da gengiva, onde o esmalte protetor dos dentes pode sofrer mais desgaste por causa de escovação com muita força ou má escovação, por exemplo Já a cárie pode surgir em qualquer região dos dentes.

Quanto tempo dura a sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dentária não tem tempo certo para incomodar. Por isso, é importante tratar com um dentista logo nos primeiros sintomas.

É normal os dentes ficarem mais sensíveis durante a gravidez?

Sim, a gravidez pode deixar o dente sensível. Isso porque a gengiva tende a ficar mais sensível nesse período por causa da ação dos hormônios e do aumento do fluxo sanguíneo. Inclusive, esse problema pode surgir em pessoas que nunca tiveram quaisquer sintomas.

* pesquisa realizada na Suíça em 2020 com 133 dentistas.