A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Sensibilidade nos dentes após extração do siso: 5 cuidados contra o incômodo

Extrair os últimos dentes molares pode gerar alguns sintomas. Entre eles, a sensibilidade nos dentes após a extração do siso. Ou seja, pode acontecer de você sentir alguns incômodos como esse e dores antes e depois da remoção.

Apesar de o desconforto não ser uma regra, é importante saber como aliviar a dor na extração do siso se ela aparecer. Ou seja, garantir um pós-operatório mais tranquilo e seguro.

Veja neste conteúdo para você algumas dicas que podem ser fundamentais na sua recuperação - e um bom começo para uma conversa mais detalhada com o(a) dentista.

 

Por que a sensibilidade nos dentes após a extração do siso pode aparecer?

É comum perceber sensibilidade nos dentes após restauração e outros procedimentos odontológicos.

Normalmente, a remoção costuma causar uma dor mais intensa nos três primeiros dias após a operação, mas essas dores vão diminuindo ao longo do processo de coagulação e cicatrização da gengiva.

Como seu corpo reage à remoção

Apesar de ser uma cirurgia comum e simples, a remoção de sisos envolve nervos, que podem causar reações no corpo. Além disso, é preciso levar em consideração o inchaço e a rigidez muscular por causa do tempo em que a boca fica aberta durante a operação.

Outros sintomas, como o aumento da sensibilidade nos dentes e sangramentos leves, são:

  • tirismo: dificuldade de abrir a boca após o procedimento;
  • parestesia após extração de siso: formigamentos localizados que podem diminuir em poucas horas;
  • dores de garganta: devido à proximidade anatômica e à conexão da área da operação com a garganta;
  • mau hálito: por causa da dificuldade de limpar os dentes nos primeiros dias. 

É possível sentir ainda alguns formigamentos na região da boca pela proximidade entre o siso e alguns nervos da língua e da face.

E mesmo após o efeito da anestesia, algumas pessoas sentem o lábio dormente.

Ou seja, não é uma lista pequena de possibilidades. Justamente por isso, é fundamental que você compartilhe com o(a) dentista o que venha a sentir. 

 

5 cuidados para aliviar a sensibilidade após extração do siso

Além das recomendações odontológicas e dos medicamentos receitados em consultório para aliviar eventuais dores, é importante seguir alguns cuidados na recuperação em casa (e sempre com a concordância do(a) dentista).

Descanse de fato

Evite fazer atividades que precisam de foco ou esforço. Prefira ficar em repouso para reduzir o risco de sangramentos, dores e incômodos. É importante descansar principalmente nos três primeiros dias após a cirurgia.

Atividades físicas, como academia e corrida, por exemplo, devem esperar por pelo menos sete dias.

Faça compressas geladas

Aplicar compressas com água gelada ou gelo na região afetada pode reduzir as dores e evitar o inchaço e possíveis sangramentos.

Isso ajuda a contrair os vasos sanguíneos e a diminuir o fluxo de sangue na região.

E para evitar queimaduras por frio e outros tipos de irritação na pele, espere pelo menos meia hora entre as aplicações da compressa. Além disso, envolva o gelo em um pano limpo, em vez de aplicá-lo diretamente na face.

Cuide da alimentação

É normal sentir dor para mastigar e achar que o melhor é se alimentar só de sorvete ou açaí, por exemplo.

Apesar de, sim, ser recomendado evitar alimentos mais difíceis para a mastigação e refeições quentes, como sopa, é importante não descuidar de uma alimentação equilibrada (lembre-se que seu corpo está em processo de recuperação).

Por isso, tente alimentos mornos e saudáveis (além de apenas sorvetes e outras opções frias) e evite mastigar do lado da extração.

Mantenha a higienização correta

Higienizar os dentes é a melhor forma de garantir a sua saúde bucal, ainda mais na recuperação da extração de siso.

O importante é não abrir mão da sua rotina de escovação, apesar da tendência contraintuitiva de fazer o menos possível para evitar incômodos:

  • continue escovando sempre após as refeições, ao acordar e antes de dormir, com um creme dental para sensibilidade e movimentos suaves;
  • evite bochechar e cuspir nos três primeiros dias, a fim de evitar o rompimento da sutura, aumento da dor ou o sangramento, por exemplo;
  • depois dos três primeiros dias, além da escovação, faça bochechos leves para melhorar a higienização da boca.

Aliás, para manter a sua boca limpa, conte com a linha de produtos elmex, desenvolvida com tecnologia suíça avançada em parceria com especialistas em odontologia.

Retorne ao(à) dentista

Após uma semana de descanso, é indicado retornar ao consultório para falar da sua recuperação e deixar o(a) profissional avaliar a sua saúde bucal. Assim, será mais seguro e fácil recomendar os próximos passos. 

 

O que evitar depois da extração de dente siso

Além de refeições muito quentes, também é preciso tomar cuidado com outras situações e opções de alimentos, como:

  • bebidas quentes ou gaseificadas;
  • sucos de frutas ácidas;
  • sementes;
  • pimentas e outras especiarias;
  • abaixar a cabeça;
  • usar canudo para beber algum líquido;
  • se expor ao sol;
  • não fazer a devida higienização bucal.

A sensibilidade nos dentes após extração do siso é comum, mas pode passar de forma rápida com os devidos cuidados na recuperação do pós-operatório.

Dúvidas frequentes sobre sensibilidade nos dentes após extração do siso

 

Quanto tempo leva a recuperação da extração de siso?

Os três primeiros dias podem causar mais desconforto, dores e sensibilidade, mas depois a tendência é você sentir um maior alívio nos dias seguintes.

Como aliviar a dor da extração do siso?

Fazendo uma boa higienização bucal, repousando por uma semana, preferindo alimentos mornos e pastosos, bebendo bastante água, evitando exposição ao sol e seguindo as recomendações do dentista.

Por quantos dias é normal sentir dor após a extração de dente siso?

Como dito antes, o normal é ter mais sensibilidade nos três primeiros dias e uma redução contínua ao longo dos dias seguintes da primeira semana de repouso. Se não perceber uma boa evolução, fale com o(a) dentista.