Creme dental para sensibilidade: 8 mitos e verdades para você saber
Se você sofre com o arrepio nos dentes ao comer algo muito gelado ou quente, usar um creme dental para sensibilidade faz toda a diferença. Isso porque as propriedades deste produto ajudam a pessoa a lidar com o desconforto e minimizam a dor.
Apesar disso, existem vários mitos em torno da pasta para dentes sensíveis. Por essa razão, nesse conteúdo, vamos ajudar você a desvendar cada um deles e ainda dar dicas de como lidar com a sensibilidade para não deixar de comer o que você quiser e na temperatura que quiser!
Como o creme dental para sensibilidade atua?
A pasta de dente para sensibilidade funciona porque além de todos os componentes comuns em cremes dentais – água, abrasivos, fluoreto, umectantes, aglutinantes, espumantes, espessantes e, às vezes, corantes –, eles têm agentes voltados para a redução da sensibilidade nos dentes.
E esses agentes bloqueiam a neurotransmissão da sensação de dor que a sensibilidade na raiz do dente causa.
Além disso, eles também ajudam a proteger o esmalte dos dentes - quando ele se desgasta, aumenta o risco de exposição da dentina (uma das partes da raiz do dente), o que, por sua vez, leva à hipersensibilidade dentinária.
8 mitos e verdades sobre creme dental para dentes sensíveis
Antes de comprar o seu creme dental para sensibilidade, é importante acabar com as dúvidas e mitos mais comuns sobre o uso contínuo deste tipo de produto.
Afinal, a sensibilidade pode ser causada por diversos fatores (doença gengival, escovação agressiva, mau alinhamento dos dentes, entre outras) e a escolha do creme dental ideal deve estar alinhada ao máximo com as suas necessidades.
Pasta de dente para sensibilidade não tem flúor
Mito. Praticamente todas as pastas de dente contém flúor, o que inclui os cremes dentais para dentes sensíveis. O uso do flúor é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, desde os anos 1970, sua inclusão na água (fluoretação) é obrigatória em todas as estações de tratamento de água no Brasil, por exemplo.
O flúor é um importante agente na mineralização dos dentes, ajudando a dar mais resistência ao esmalte. Quando o esmalte se desgasta, a dentina fica exposta e é isso que precisa ser evitado para que a sensibilidade não aconteça.
Alivia o desconforto
Verdade. Por ter agentes químicos que ajudam a bloquear o estímulo de transmissão da dor, a pasta de dente para sensibilidade reduz o desconforto. O creme dental elmex SENSITIVE, por exemplo, promove alívio e proteção prolongada porque além do flúor, cria uma barreira ao redor dos túbulos dentinários, o que evita a dor causada pela sensibilidade.
Pode ser substituída por um tratamento caseiro
Mito. Ainda que tratamentos caseiros possam ser valiosos no combate à sensibilidade dentinária, é impossível afirmar que eles sempre poderão substituir o creme dental específico.
Cada caso tem as próprias características e, talvez seja necessário ter cuidados que não se esgotam no tratamento caseiro ou até mesmo com a pasta para dentes sensíveis. Na dúvida, consulte um(a) profissional.
A escovação ajuda a aumentar a sensibilidade
Mito. Apenas a escovação agressiva aumenta as chances de sensibilidade nos dentes. Assim, se você usar uma escova com cerdas macias, com creme dental para sensibilidade e sem provocar lesões desnecessárias, a escovação continua sendo um hábito de higiene ideal para a prevenção de sensibilidade.
Alivia a dor, mas não protege o dente
Mito. Como dito antes, as pastas para dentes sensíveis têm vários ingredientes em comum com as pastas de dente tradicionais, ou seja, limpam e protegem a arcada dentária.
O que acontece é que esses cremes também ajudam no tratamento da sensibilidade nos dentes porque possuem outros agentes químicos voltados para esse fim.
Ajuda a restaurar o branco dos dentes
Verdade. Se o creme dental para sensibilidade tem formulação para clareamento, como elmex Sensitive Whitening, ele também ajudará a restaurar o branco dos dentes.
Obviamente, isso não acontece de uma hora para outra (como quando a pessoa faz clareamento artificial) e o hábito deve estar associado à escovação, uso de fio dental, alimentação adequada, etc.
Não protege contra cáries
Mito. Por ter componentes químicos em comum com as pastas de dente tradicionais, esses cremes também protegem contra as cáries. Na dúvida, verifique se o creme dental contém flúor. Se esse elemento estiver presente, então a pasta protege e combate cáries.
Não pode ser usado por quem faz clareamento
Mito. Pelo contrário! A pasta para sensibilidade nos dentes é frequentemente recomendada para ser usada antes e depois do clareamento artificial. Afinal, o procedimento do clareamento consiste na aplicação de uma camada de gel clareador sobre o esmalte dos dentes.
A sensibilidade ocorre quando esse gel consegue penetrar camadas mais profundas e acaba atingindo a dentina. Depois de aproximadamente 15 dias, a dor deve cessar, caso contrário, é importante procurar ajuda especializada.
Como escolher o melhor creme dental para sensibilidade?
O melhor creme dental para sensibilidade é aquele que mais conseguir atender todas as suas necessidades.
Ou seja, para além dos agentes que atuam contra a sensibilidade, é importante avaliar os benefícios associados, reputação e recomendações do creme ou gel dental escolhido.
Por exemplo, além da sensibilidade você tem manchas nos dentes ou é fumante e gostaria de prevenir esse tipo de efeito? Então, uma pasta de dente para dentes sensíveis que também tenha partículas branqueadoras é a ideal.
Lembrando que cremes dentais tradicionais que têm essas partículas são mais abrasivos e, por isso, não são recomendados para pessoas com dentes sensíveis.
A pasta dental Elmex Sensitive é um creme dental para dentes sensíveis com tecnologia suíça que, além de bloquear a sensação de dor, tem flúor. Use e comprove!