A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

6 dicas para você aliviar o dente sensível após restauração

A restauração é um dos procedimentos de cuidado do dente danificado. Por ser um processo invasivo, pode ter alguns efeitos colaterais normais. O mais comum é o dente sensível após a restauração por conta de diferentes fatores.  

Entre essas causas, está a interferência no esmalte na região que protege a dentina. Este é um tecido que forma grande parte do dente, com túbulos dentinários que respondem a estímulos variados (esse, aliás, é o motivo de você sentir incômodo por causa da sensibilidade). 

Na restauração, a dentina pode ficar mais sensível e propensa ao contato com esses diferentes estímulos. Porém, é possível aliviar o incômodo causado pelo procedimento.

E esse é justamente o tema desse conteúdo com seis dicas de como aliviar dor de dente restaurado. 

 

Em que casos é preciso fazer uma restauração?

A restauração, em geral, é indicada para dentes lascados ou quebrados, por exemplo. Mas também pode complementar o tratamento de cáries.

Ou seja, restaurar é importante para a sua saúde bucal, mas também para outros aspectos da sua saúde.

Pense, por exemplo, no seu sistema digestivo. Ele depende da boa mastigação para funcionar bem. Com os dentes danificados, comer pode ficar mais difícil, levando a mudanças de hábitos alimentares e a problemas de saúde no médio ou longo prazo. 

Além disso, a restauração pode influenciar positivamente na autoestima e, consequentemente, no ganho de qualidade de vida social.

Outro ponto é o apoio da restauração após uma extração do siso. Isso porque esse procedimento pode danificar algum outro dente, além de causar sensibilidade nos dentes após a extração do siso em algumas pessoas.

Infográfico explicando três principais causas do envelhecimento precoce do esmalte dos dentes: a correria do dia a dia, hábitos não saudáveis e momentos de indulgência, como ingerir bebidas alcoólica

É normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer a restauração?

Sim, é normal sentir sensibilidade no dente depois de fazer restauração. Ou seja, a região tende a ficar mais sensível porque, vale repetir, essa é uma intervenção na sua boca.

Por isso, o dente restaurado sensível pode ficar mais suscetível a alguns estímulos externos. Um dos principais, aliás, é o estímulo térmico (aquela sensação semelhante a um “arrepio” nos dentes quando você bebe ou come alimentos gelados ou quentes).

A questão, de fato, não é a temperatura em si, mas sua variação (quando a sua boca passa da temperatura ambiente para uma muito baixa, quando você toma um líquido bem gelado, por exemplo).

Mas existem outras causas para a sensibilidade nos dentes, como a pressão e a ingestão de açúcares.

Portanto, fique tranquilo(a). O dente sensível após restauração é algo normal, e geralmente passa após alguns dias.

E caso isso não aconteça após uma semana do procedimento, fale com o(a) dentista.

 

6 dicas para cuidar de dente sensível após a restauração 

Veja agora seis maneiras de você dar uma atenção mais especial aos seus dentes após uma restauração.

Escolha bem os alimentos

Caso você sinta uma dor de dente após restauração com resina, um dos motivos pode ser sua alimentação. Ela é um dos principais fatores que influenciam na sensibilidade nos dentes.

Após o procedimento, evite alimentos e bebidas ácidas. Além disso, deixe de lado os ricos em açúcar.

Mastigue devagar

A mastigação é muito importante no processo de recuperação. A ação de morder faz uma forte pressão, que pode deixar o dente restaurado latejando se feita com intensidade.

Por isso, tenha muita calma e cuidado na hora de mastigar. Isso vai reduzir o impacto na região restaurada e diminuir a sensibilidade e dor.

Evite alimentos duros

Assim como a mastigação, os alimentos muito duros também causam grande pressão na região. Mordê-los pode provocar fisgadas no dente restaurado, além de correr o risco de quebrá-lo novamente.

Por isso, evite castanhas, nozes e balas mais rígidas, por exemplo, nas primeiras semanas.

Nada de bebidas geladas

Outro fator que estimula o dente sensível após restauração é a ingestão de bebidas geladas. Como dito anteriormente, a região fica sensível a estímulos térmicos após o procedimento.

Conte apenas com profissional de confiança

Essa é a melhor solução para evitar a sensibilidade nos dentes após a restauração. E não deixe de falar com ele(a) caso perceba que a restauração no dente doi.

Assim, você saberá em primeira mão as melhores opções de recuperação com segurança.

Use creme dental para dentes sensíveis

Ter um bom creme dental para sensibilidade também ajuda a diminuir a sensibilidade nos dentes depois desse procedimento. Isso porque são desenvolvidos para proteger e eliminar as dores que podem surgir da sensibilidade.

Aliás, o creme dental elmex Sensitive e o enxaguante bucal elmex são a mais avançada tecnologia suíça disponível para você aqui no Brasil.

Dúvidas frequentes sobre dente sensível após restauração

 

Qual a diferença entre restauração e obturação?

A obturação sela o canal radicular dos dentes, vendando a raíz do dente, que fica na sua parte interna. Já a restauração atua na parte externa do dente para a recuperação de trincas e quebras, além de cáries.   

O que não após a restauração?

Evite ingerir alimentos ricos em açúcar, para evitar o aparecimento de cáries e outros problemas. Também deixe de lado bebidas muito geladas ou quentes. Tenha bastante atenção na hora da mastigação para não fazer tanta pressão. Assim você também evita ter dente restaurado sensível. 

Como saber se a restauração foi mal feita?

Como qualquer procedimento clínico, a restauração pode apresentar problemas. Tenha atenção se existe algum espaço entre o dente e o material utilizado. Ele pode gerar infiltrações nos dentes, podendo levar bactérias e outros microorganismos para o interior dos dentes.