Sensibilidade após clareamento: veja 4 dicas para aliviar o desconforto
Já sentiu dor nos dentes após tomar algo muito gelado ou quente? Sentir alguma condição na arcada dentária é muito comum, e a sensibilidade após clareamento é algo que pode acontecer.
A sensibilidade nos dentes pode afetar várias pessoas, ainda mais depois de tratamentos para deixá-los mais brancos
Mas isso pode ser minimizado por meio de alguns cuidados. Veja os principais deles neste conteúdo especial de elmex para você.
Por que o clareamento pode deixar os dentes sensíveis?
Antes de saber o que fazer para reduzir dores e incômodos desnecessários, é importante saber o porquê de algumas pessoas sentirem a sensibilidade após clareamento.
A verdade é que os dentes podem ficar mais sensíveis de forma passageira por causa das substâncias usadas no procedimento, como o peróxido de hidrogênio, que remove manchas de dentro para fora nos dentes.
Isso porque as camadas mais internas (sob o esmalte) têm terminações nervosas suscetíveis a estímulos devido ao contato com as substâncias do tratamento.
O clareamento, quando feito por dentista qualificado(a), não compromete a saúde nem a estrutura óssea dos dentes.
Mas quando a dentina fica mais sensível, você pode sentir algum incômodo após o procedimento. Um exemplo: sentir incômodo devido a variações de temperatura ao tomar um chá gelado ou quente.
4 jeitos de avaliar a sensibilidade após clareamento
Muitas pessoas acham que o clareamento deixa os dentes sensíveis. Mas a sensação não aparece em todo mundo (nem mesmo com a mesma intensidade em quem a sente).
Por isso, é fundamental clarear os dentes apenas com profissionais qualificados(as) para que eles(as) possam não só entender os motivos da sensibilidade, mas também apontar a solução.
Também é importante diferenciar o tipo de sensibilidade nos dentes que você pode vir a sentir.
A sensibilidade no clareamento pode ser um sintoma principalmente no início do tratamento. Já a hipersensibilidade dentinária hipersensibilidade dentinária tem mais intensidade quando o elmalte está desgastado, deixando a dentina exposta não só a trocas de temperatura, mas também aos alimentos, por exemplo.
E agora que você sabe mais depois dessa introdução, é hora de ver a dicas práticas.
Use o creme dental específico
Experimente perguntar ao(à) dentista se existe creme dental para sensibilidade nos dentistas. Sua resposta será um sincero “— Sim!”.
Uma das principais dicas de como aliviar a sensibilidade nos dentes após clareamento (e mesmo ao longo do procedimento) é usar cremes dentais próprios para dentes sensíveis.
O creme dental para sensibilidade também ajuda a aliviar eventuais dores causadas pelo clareamento, tanto o que é feito no consultório como o caseiro.
Por sua vez, o creme dental elmex Sensitive Whitening ajuda a restaurar o branco natural dos dentes, removendo manchas com eficiência, sem causar sensibilidade dental. Ou seja, é uma ótima alternativa para a manutenção do seu clareamento dental.
Por isso, investir em uma pasta de dente como essa é um custo-benefício. Afinal, esses produtos protegem seus dentes com flúor, a substância remineralizante que combate as bactérias, que contribuem para processos de desgaste dos dentes com a liberação de ácidos.
Só conte com profissional de confiança
Apesar de a técnica do clareamento ser conhecida por vários especialistas, há vários tipos de géis e métodos para realizar esse processo. E as etapas devem ser adotadas de acordo com as necessidades de cada paciente.
Assim, é fundamental contar com o suporte de um(a) ótimo(a) dentista, que tenha o conhecimento necessário para proporcionar todos os benefícios do clareamento.
Siga as recomendações
Para evitar a dor nos dentes após clareamento e durante o procedimento, siga as orientações do(a) dentista, bem como dos produtos que ele(a) indicar.
Dessa maneira, você estará seguindo o caminho certo para um sorriso mais branco sem comprometer a sua saúde bucal.
Respeite o espaçamento entre os tratamentos
É importante levar a sério os intervalos entre os tratamentos odontológicos. Algumas pessoas precisam fazer tratamento de cáries ou canal antes de começar o clareamento, por exemplo.
Ou seja, não se deve lutar contra o tempo em casos como esses.
Além disso, é preciso fazer uma limpeza profissional e remover o tártaro, por exemplo, no mínimo 48 horas antes do clareamento. Dessa maneira, o(a) dentista reduz o risco de dores e de maior sensibilidade durante o tratamento.
Quem tem sensibilidade nos dentes pode fazer clareamento?
Para muitas pessoas, fica a dúvida de se quem tem sensibilidade nos dentes pode fazer clareamento. Afinal, como você já viu aqui, o procedimento pode causar reações depois.
Para evitar riscos desnecessários e ter mais segurança, converse sobre um diagnóstico de sensibilidade com seu(ua) dentista.
Além de analisar o seu caso com mais cuidado, ele(a) poderá indicar os passos do antes e depois do clareamento, adequando as melhores soluções às suas necessidades.
E como cuidar dos dentes depois do clareamento?
Agora que você sabe que pode acontecer de o clareamento deixar os dentes sensíveis, anote alguns cuidados para depois do tratamento que fortalecem sua arcada dentária e te protegem de incômodos.
O que não fazer após clareamento dental:
- fumar;
- deixar de escovar os dentes após as refeições;
- ingerir muitos alimentos e bebidas bastante pigmentados, como comidas com corante, café, refrigerante e suco de uva, com frequência;
- não ter acompanhamento do(a) dentista;
- esquecer de seguir as recomendações após o tratamento;
- fazer procedimentos improvisados (fuja das promessas da internet) sem supervisão.