3. Use protetores dentais ao praticar esportes de contato e se tiver bruxismo
Se você pratica esportes de contato, como futebol, boxe ou basquete, os protetores dentais ajudam a absorver impactos diretos nos dentes e, consequentemente, complicações, como sensibilidade ou fraturas.
Além disso, se você sofre de bruxismo — hábito inconsciente de ranger os dentes —, eles protegem o esmalte e a dentina, ajudam a reduzir dores na mandíbula e melhoram a qualidade do sono.
Não se esqueça de consultar seu dentista para obter um protetor personalizado!
4. Mantenha hidratação constante
A saliva ajuda a neutralizar ácidos e proteger a superfície dentária. Sempre que possível, consuma bastante água durante o dia, já que isso estimula a sua produção e reduz o risco de ressecamento bucal.
Para não esquecer de se hidratar, mantenha uma garrafinha de água sempre por perto e programe alarmes de lembrete no celular. Se preferir, existem aplicativos que fazem isso por você. Mastigar chicletes sem açúcar também ajuda na produção de saliva.
5. Evite o uso excessivo de clareadores
Produtos clareadores podem ter componentes abrasivos que desgastam a superfície do dente e aumentam a sensibilidade.
Antes de iniciar qualquer tratamento de clareamento, consulte um dentista para avaliar se essa opção é segura para sua condição bucal.
6. Escove os dentes com cuidado
O cuidado com a escovação ajuda a minimizar o desconforto e prevenir que o problema se agrave.
Prefira usar uma escova de cerdas macias, como elmex Ultrasoft, que ajuda a limpar os dentes sem irritar áreas sensíveis.
Faça movimentos suaves, usando círculos ou deslizando da gengiva para a ponta do dente. Evite pressionar com força, pois isso pode causar retração gengival e expor ainda mais a dentina.