A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Causas de dente doendo e como você pode aliviar

Dente doendo incomoda ao ponto de mudar a rotina de muitas pessoas. Pode ser uma descontração no trabalho ou até um desconforto maior que precise ser aliviado no consultório do(a) dentista.

Por isso, o alívio da dor é a principal necessidade de quem passa por essa condição. E o passo inicial para se recuperar é entender as causas da dor de dente e como ela pode ser sanada, tanto de forma mais imediata quanto ao longo de um tratamento indicado pelo(a) dentista.

Veja neste conteúdo as principais origens desse problema e como você pode tratar.

 

É possível curar dor de dente imediatamente?

Em geral, a dor de dente é um sinal de que a estrutura dentária está alterada. E isso quer dizer, na maioria dos casos, que a polpa está exposta, deixando os nervos e os vasos sanguíneos suscetíveis aos estímulos externos, como o contato com líquidos e alimentos sólidos.

Mas isso não acontece de uma hora para outra.

 

Primeiro, é comum surgir uma pequena sensibilidade nos dentes, que fica mais forte com o passar do tempo.

 

É provável que você também sinta uma sensibilidade na raiz do dente, quando a dor de dente fica praticamente insuportável.

Por isso, é fundamental entender melhor as possíveis causas.

1. Desgaste do esmalte dental

O esmalte é a camada protetora dos dentes, como um escudo em volta das estruturas mais delicadas. Mas quando essa barreira se deteriora, os alimentos e as bebidas entram em contato direto com a dentina, como dito antes.

E esse desgaste pode ser provocado por:

  • dieta ácida: devido ao consumo de refrigerantes, sucos cítricos e frutas ácidas;
  • escovação agressiva: quando você escova com muita força;
  • problemas gastrointestinais: o que faz o ácido estomacal (que é ácido) retornar pela garganta;
  • bruxismo: condição em que a pessoa range os dentes durante o sono.

1. Desgaste do esmalte dental

Certas condições podem afetar a gengiva e, consequentemente, atingir a estrutura dentária. Quando isso acontece, é comum sentir o dente inflamado e doendo bastante.

Entre as principais doenças, destacam-se:

  • periodontite: infecção na gengiva que causa a retração gengival;
  • retração gengival: com a linha da gengiva recuada, a raiz do dente fica exposta;
  • gengivite: a gengiva fica inflamada, levando a sangramentos e sensibilidade na gengiva;
  • cárie: as bactérias corroem o esmalte dentário, deixando os dentes com cavidades que podem se tornar sensíveis e dolorosas.

3. Abscesso dentário

Quando uma infecção atinge a raiz do dente, pode ocorrer acúmulo de pus na região. Por isso, alguns sintomas podem trazer dor intensa e muitos desconfortos:

  • sensibilidade: os dentes ficam sensíveis a bebidas e alimentos quentes ou frios;
  • inchaço: especialmente na área da gengiva, próximo ao dente afetado;
  • pressão: essa sensação pode dificultar a mastigação dos alimentos;
  • mau hálito: a presença de pus pode deixar um gosto ruim na boca.

4. Trauma

O impacto de uma pancada ou de uma queda pode provocar quebras, ou rachaduras nos dentes. Como consequência, a estrutura deles pode ficar mais escura ou amarelada.

Junto a isso, é comum sentir o dente doendo. E quando a dor não é tão severa, eles podem ficar mais sensíveis ao toque.

5. Pericoronite

Geralmente, essa condição vem acompanhada do nascimento do dente siso. Quando ele não “sai” por completo e fica parcialmente coberto pela gengiva, os restos de alimentos e as bactérias podem se acumular na região.

Com o tempo, isso leva a uma inflamação na gengiva. A partir daí, é comum que a pessoa sinta o dente doendo, inchaço na mandíbula e até dificuldade para abrir a boca.

 

Veja alternativas para aliviar a dor insuportável até a consulta

Esse é um tipo de dor que pode chegar a qualquer momento. Por isso, se você sentiu o dente doendo de uma hora para outra, é possível ter alguns cuidados paliativos.

Lembre-se: sempre consulte o(a) dentista antes de tomar qualquer decisão e não se automedique sem orientação do(a) profissional. Apenas o especialista poderá indicar o tratamento para dor de dente adequado

Óleo de cravo

Esse é um tipo de remédio caseiro para dor de dente, já que o óleo de cravo é conhecido por ter propriedades analgésicas. Para aplicar, mergulhe um cotonete no óleo e encoste diretamente na área dolorida (deixe agir até sentir um leve adormecimento no local).

Mas, atenção: é recomendado não passar na gengiva e testar a substância em uma área pequena antes da aplicação final. Algumas pessoas podem ser alérgicas.

Compressas frias

Colocar compressas frias no dente doendo é bom para reduzir a inflamação e diminuir a sensibilidade nos dentes. Assim, os vasos sanguíneos se contraem, ajudando a aliviar a dor e o inchaço local.

Envolva a compressa com um pano fino e deixe sobre a pele por 15 minutos.

Bochecho com água e sal

Basta misturar meia colher de chá de sal em um copo de água morna. Depois, para diminuir a inflamação, faça um bochecho com a solução. Tente manter a solução o maior tempo possível na área afetada, sem engolir.

 

Pasta de dente para sensibilidade nos dentes

Se a dor que você sente é causada pela sensibilidade nos dentes, invista em uma pasta de dente que proporciona alívio imediato. É o caso do creme dental para sensibilidade elmex Sensitive Professional

Com tecnologia Pro Argin, ele sela os canais que conectam com o centro do dente, imediatamente bloqueando a sensibilidade dentinária (aplique o creme dental no dente sensível e massagear por 1 minuto).

Dúvidas frequentes sobre dente doendo

 

Por que a dor de dente é mais forte à noite?

Essa pode ser uma sensação comum, já que a noite o corpo relaxa e a dor pode parecer mais intensa. Além disso, com o corpo deitado, é normal que a circulação do sangue aumente na cabeça, causando mais pressão nos vasos sanguíneos ao redor dos dentes.

É perigoso usar remédio caseiro para dor de dente?

Usar óleo de cravo, fazer bochechos com água e sal ou aplicar compressas frias, são alternativas para aliviar a dor de dente mais leve que são seguros. Fora isso, remédios caseiros, podem, sim, ser perigosos para a sua saúde bucal. Lembre-se: se a dor de dente apareceu, o recomendado é procurar o(a) dentista o mais rápido possível.

Quando o dente está doendo pode ser o quê?

Existem inúmeras causas para a dor de dente, desde problemas na gengiva, desgaste do esmalte dental, infecções ou abscessos, e, o mais comum, a presença de cáries na dentição.