Clareamento dental dói ou é apenas um mito? Descubra!
O clareamento dental é um dos tratamentos estéticos mais populares para conquistar um sorriso mais branco e brilhante. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre o procedimento, especialmente em relação à dor ou sensibilidade que ele pode causar. Então, será que o clareamento dental dói?
Ter um sorriso mais branco é incrível, mas conseguir isso sem desconforto é ainda melhor! Descubra neste conteúdo se fazer clareamento nos dentes dói mesmo e maneiras de alcançar esse objetivo sem estresse e complicações.
Afinal, clareamento dental dói?
A ideia de que o clareamento dental dói não é totalmente verdade. O procedimento é feito com géis clareadores que agem na estrutura do dente, e a aplicação em si não causa dor.
O desconforto que pode acontecer é causado pela sensibilidade nos dentes, devido ao método usado pelos dentistas em alguns tipos de procedimentos de branqueamento, e varia de pessoa para pessoa.
E é normal sentir dor após o clareamento dental?
Sim, é super normal! Isso acontece porque o gel clareador penetra no dente e pode atingir a dentina, a camada abaixo do esmalte — onde ficam os túbulos dentinários que levam a estímulos nervosos.
Essa sensibilidade pode se manifestar como uma dor aguda e passageira ao consumir alimentos e bebidas quentes, frias, doces ou ácidas.

Quantos dias dura a sensibilidade do clareamento dental?
A sensibilidade após o clareamento dental é, na maioria dos casos, temporária e varia de pessoa para pessoa. Geralmente, dura de 2 a 3 dias, mas pode se estender por até 2 semanas.
Se a dor persistir por mais tempo ou for muito intensa, é melhor consultar seu dentista. Pode ser um sinal de que algo não foi bem durante o tratamento ou que você tem algum problema de saúde dental subjacente (condição pré-existente, não diagnosticada ou não tratada de maneira adequada).
É perigoso fazer clareamento nos dentes?
Quando feito corretamente por um profissional qualificado, o clareamento dental é um procedimento seguro.
O dentista avaliará sua saúde bucal, verificará se você tem sensibilidade pré-existente, cáries ou retração gengival, e indicará o tratamento mais adequado para o seu caso.
Mas, atenção: é fundamental evitar clareamentos com produtos caseiros sem a supervisão de um dentista, pois o uso inadequado de produtos clareadores pode causar danos aos dentes e à gengiva.
O clareamento dental tem outros efeitos colaterais?
Além da hipersensibilidade dentinária, outros efeitos colaterais podem ocorrer, mas são menos comuns:
irritação na gengiva: pode acontecer se o gel clareador entrar em contato com o tecido;
sensação de ardência: algumas pessoas relatam uma leve ardência na gengiva ou na língua após o processo de clareamento;
descoloração temporária: você pode observar algumas manchas brancas nos dentes imediatamente após o clareamento, mas elas tendem a desaparecer em alguns dias;
alterações no esmalte: o uso excessivo ou inadequado de produtos clareadores pode enfraquecer o esmalte dos dentes;
dores leves de cabeça: não é tão comum, mas pode acontecer devido à pressão do molde clareador nos dentes e gengiva.
Esses efeitos colaterais são geralmente temporários e costumam desaparecer rapidamente com o término do tratamento. Se você sentir algo anormal, fale com o seu dentista.
O que fazer para amenizar a sensibilidade após o clareamento?
Para amenizar essa sensação incômoda, você pode seguir algumas dicas simples:
use cremes dentais para sensibilidade: esses produtos foram desenvolvidos para bloquear os túbulos dentinários e reduzir a sensibilidade. Uma ótima opção é o creme dental elmex Sensitive Professional, que oferece alívio imediato da sensibilidade (com aplicação direta, massageando por 1 minuto em cada dente sensível) e proteção duradoura;
complemente com um enxaguante bucal: reforce os seus cuidados diários com o enxaguante elmex Sensitive Professionals;
evite alimentos que causam sensibilidade: dê preferência a alimentos com temperatura moderada e evite alimentos e bebidas que possam desencadear a dor, como bebidas quentes, frias, doces ou ácidas;
use escova de dentes com cerdas macias: elas limpam de maneira eficaz sem danificar os dentes e gengiva;
faça bochechos com água morna e sal: a água morna com sal ajuda a aliviar a inflamação e a dor. Misture ½ colher de chá de sal em ½ copo de água morna, e bocheche de 3 a 4 vezes por dia, mas não engula o líquido.

Tem como clarear os dentes sem ter sensibilidade?
Embora não seja totalmente verdade que o clareamento dental dói, a sensibilidade depois do procedimento varia muito de caso para caso, e algumas pessoas podem sentir um desconforto maior depois da aplicação.
Portanto, se você tem histórico de sensibilidade ou quer evitar qualquer risco, existem algumas opções que podem minimizar o problema:
géis de baixa concentração: com menor concentração de peróxido de hidrogênio tendem a causar menos sensibilidade;
uso de dessensibilizantes: pergunte ao seu dentista sobre géis dessensibilizantes que podem ser usados antes e depois do clareamento;
E para manter o clareamento feito com o seu dentista, use um creme dental com ativos para remoção de manchas superficiais como elmex Whitening Professional!
Com partículas branqueadoras, ele ajuda a restaurar o branco natural dos seus dentes e ainda oferece proteção prolongada contra a sensibilidade, criando uma barreira ao redor dos túbulos dentinários expostos.
Conquiste o sorriso dos seus sonhos sem desconforto, com cuidados simples no dia a dia!