A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Mulher com a mão na boca, sentindo dor por causa da cárie inicial

Principais dúvidas sobre a cárie inicial e como se prevenir

A cárie é um problema comum e que se agrava ao longo do tempo caso não seja tratada. Em seu estágio primário, ela é conhecida como cárie inicial.

Nessa etapa, a infecção pode causar alterações na aparência dos dentes e um pouco de desconforto. No entanto, as consequências se agravam se o tratamento ideal não for realizado.

Neste conteúdo você vai entender melhor o que fazer para se prevenir da cárie dentária inicial e quais são os tratamentos que podem ser feitos. Tire suas dúvidas e saiba como evitar esse problema!  Vamos lá?

Principais dúvidas sobre a cárie inicial

As causas para cárie inicial são diversas, mas as principais podem ser:

  • consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares e carboidratos;
  • falta de escovação regular e uso de fio dental;
  • falta de exposição adequada ao flúor;
  • boca seca com produção de saliva reduzida;
  • refluxo gástrico ou vômitos frequentes.

Confira agora como a cárie em estágio inicial se apresenta e quais cuidados são necessários.

O que é cárie inicial

A cárie inicial acontece quando os ácidos produzidos pelas bactérias começam a atacar o esmalte dos dentes. É o estágio inicial, quando as cavitações ainda não foram formadas.

Neste estágio, a cárie pode não ser facilmente visível. Porém, uma das primeiras manifestações pode ser uma mancha branca no dente, indicando a perda de minerais.

Nessa fase, o dano ainda é reversível. Com tratamentos adequados, é possível recuperar a saúde do dente sem intervenções mais invasivas, como a restauração.

Quais os sintomas desse tipo de cárie?

O principal sintoma de cárie em fase inicial é a mancha branca no dente. Ela é causada pelo alto consumo de carboidratos e açúcares ingeridos. 

Elas indicam desgaste do esmalte e podem aparecer tanto no dente de leite quanto no permanente;

Como é feito o tratamento para cárie dentária inicial?

O tratamento geralmente envolve melhorias na higiene bucal e o uso de produtos com flúor para combater a formação da placa e interromper a desmineralização do dente.

O flúor ajuda a fortalecer o esmalte do dente, revertendo o dano inicial causado pela cárie.

Nessa fase, a restauração de dente não costuma ser indicada, já que não aconteceu nenhum dano mais profundo.

Quais hábitos ajudam a prevenir o surgimento de cárie?

Para prevenir o surgimento de dente cariado, incluindo a cárie inicial, você precisa ter hábitos de higiene bucal eficazes e consistentes.

Escovar os dentes após as refeições com creme dental fluorado, usar fio dental e realizar limpezas profissionais regulares são fundamentais.

Tem como evitar cárie mantendo uma dieta equilibrada, limitando o consumo de açúcares e ácidos.

A cárie em estágio inicial pode ser tratada apenas com escovação?

A escovação por si só não é suficiente para reverter o dano. A escovação regular e correta é um método de prevenção da cárie em estágio inicial.

O tratamento pode requerer medidas adicionais, como a aplicação de flúor e acompanhamento profissional para garantir que a cárie não progrida.

A escovação com creme dental anticárie elmex, ajuda a remineralizar os danos iniciais do esmalte dental. Além disso, protege contra o desenvolvimento de novas cáries. Experimente!

 

Dúvidas frequentes sobre cárie inicial

Quanto tempo leva para a cárie destruir um dente?

Pode variar significativamente porque depende de vários fatores. Alguns são a localização da cárie, a saúde geral do dente, e a eficácia da higiene bucal. Sem tratamento, uma cárie pode progredir em questão de meses ou anos.

Como identificar se a cárie está perto da raiz do dente? 

Essa área é menos acessível e pode não ser visível sem exames dentários específicos. Sintomas como sensibilidade aumentada, dor ao mastigar, ou inchaço podem indicar a presença de cárie nesta região.

O que acontece quando não é feito o tratamento de cárie?

O problema pode evoluir para estágios mais graves, incluindo a infecção do dente e dos tecidos circundantes. Isso pode levar a dor intensa, perda do dente, e até mesmo complicações mais sérias que afetam a saúde geral.