Veja quais são os principais sintomas de cárie no dente e quando é necessário procurar ajuda de um(a) especialista.
Alta sensibilidade nos dentes
O sintoma mais comum de cárie no dente é a dor ao ingerir alimentos ou líquidos, sejam eles quentes ou frios, principalmente doces. A alta sensibilidade acontece quando a camada externa do dente, o esmalte, já está comprometido.
A cárie passa a afetar a área interna do dente — a dentina. Quando comprometidos, seus tubos nervosos provocam uma sensação de dor aguda e desconfortável.
Mau hálito constante
Outro sintoma comum de cárie é o mau hálito. Isso acontece devido ao acúmulo de bactérias na boca e restos de alimentos.
A má escovação dos dentes e ingestão de alimentos com alto teor de açúcar são alguns dos motivos que levam a esse desequilíbrio.
Manchas nos dentes
Manchas são indicativos importantes do estágio da cárie. Elas variam em cor e localização, conforme a progressão da doença.
A cárie pode surgir como uma mancha branca opaca na superfície do dente, afetando o esmalte. Apesar de pouco perceptível no começo, é umsinal precoce de que a saúde bucal precisa de atenção.
Quando essas manchas chegam na coloração marrom ou preta, é indicativo de uma deterioração profunda. Nesse estágio avançado de cárie, o dano é mais extenso e pode até mesmo comprometer a estrutura interna.
Gengiva inchada e avermelhada
Outro sintoma possível é o inchaço e a inflamação na gengiva. Sangramento e dor na hora de passar o fio dental são alguns sinais que podem indicar cárie no dente.
Quando não tratada devidamente, o inchaço e vermelhidão podem ocasionar problemas na estrutura do dente, além de mau-hálito, dor, desconforto e progredir para a periodontite.
Dor constante nos dentes
Sentir dor constante nos dentes não é normal. Pode indicar um estágio avançado de cárie nos dentes com infecção profunda.
Dente com cárie doendo pode ser sinal de que o nervo interno do dente está inflamado, infectado, ou exposto. A deterioração dentária ou trauma são as principais causas desse problema.
A dor persistente requer atenção imediata de um(a) dentista para avaliação e tratamento adequado. Alguns procedimentos podem ser necessários, como tratamento de canal, restauração, ou em casos extremos, extração do dente.
Quando começar a se preocupar com a dor de cárie?
Você deve se preocupar assim que notar os primeiros sinais de desconforto ou sensibilidade nos dentes. A cárie dentária pode progredir rapidamente, e quanto mais cedo for tratada, melhor.
Incômodo ao mastigar e manchas visíveis são indícios do estágio inicial do problema. Não espere a dor se tornar insuportável para buscar ajuda.
O que fazer quando identificar o dente doendo com cárie
O importante é agir rapidamente para evitar complicações. Marque uma consulta com o(a) dentista para avaliar a extensão do problema e receber o tratamento adequado.
Enquanto espera pela consulta, você pode aliviar a dor com analgésicos e uma boa higiene bucal. Além disso, evite o consumo de alimentos e bebidas açucaradas que podem piorar a situação.
A manutenção da saúde bucal focada na prevenção é essencial. A utilização de produtos de alta qualidade, como o creme dental anticárie elmex, pode ajudar a fortalecer os dentes e prevenir a ocorrência de cáries.