A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Mulher sentada na cadeira da dentista e tratando os dentes e a cárie

O que é a cárie dentária? Veja as principais dúvidas sobre o tema e como prevenir

Se algum dia você já se perguntou o que é cárie, com certeza descobriu que essa é uma das principais causas da dor de dente, especialmente quando o tecido dentário é bastante afetado.

Agora, se você só ouviu falar sobre cárie dentária, mas nunca se aprofundou no assunto, é hora de se informar. Afinal, a cárie em criança e em adultos é uma realidade, principalmente quando a higiene oral não é feita da forma correta.

Neste conteúdo, saiba qual é a origem da cárie e como deixar os seus dentes bem longe dela.

Boa leitura!

 

Respondendo as principais dúvidas sobre o que é a cárie

A resposta para a pergunta sobre o que é a cárie, é simples: é uma condição que causa a destruição dos tecidos do dente (esmalte, dentina e cemento) por meio dos ácidos produzidos por bactérias.

A boca é colonizada por bactérias, e quando não é feita a higienização bucal correta após a ingestão de alimentos, pode ocorrer a formação de uma placa bacteriana nas regiões mais escondidas dos dentes, entre eles ou na linha da gengiva.

Todas às vezes que essas placas se alimentam de restos de comida, elas produzem ácidos que podem levar a um processo de desmineralização dos dentes, o que resulta em cárie.

Além disso, ainda podem surgir ainda outras dúvidas sobre essa doença bucal, tão comum ao redor do mundo e capaz de levar a infecções, dores e até a perda dos dentes.

infográfico sobre os estágios da cárie

Nunca é tarde para aprender, e dar o primeiro passo é fundamental para manter a saúde dos dentes. Saiba o que é cárie no dente, se existe transmissão da cárie e outras respostas para as principais dúvidas sobre o tema:

Por que cárie faz doer o dente?

A cárie dói o dente porque ela pode atingir as camadas mais profundas, expondo a dentina, que é uma estrutura bem sensível. Na prática, o dente afetado pode dar origem aos principais sintomas da cárie:

  • dor persistente e latejante;
  • sensibilidade dental;
  • inflamação na gengiva;
  • mau hálito.

A cárie volta a aparecer depois de tratada?

Depende. Normalmente, o dente com cárie é restaurado e selado para que os resíduos de açúcar não voltem a acumular. Agora, se a resina usada não for de boa qualidade ou sofrer desgaste, outra cárie dentária pode surgir no mesmo local.

Como tratar a aparição da cárie em dente de leite?

Agora que você já sabe o que é a cárie, é bom entender como é o tratamento na dentição das crianças. Quando as bactérias aderem ao dente dos pequenos, o melhor caminho é procurar um(a) dentista para indicar um dos caminhos:

  • restauração com materiais próprios;
  • tratamento endodôntico (de canal);
  • remoção do nervo do dente ou extração do dente.

O uso de chupeta pode aumentar o risco de cárie em criança?

Sim, o uso prolongado de chupeta pode causar mais cáries nas crianças. Esse objeto pode acumular restos de alimentos e micro-organismos, que levam à cárie. Por isso, procure manter a chupeta sempre limpa.

O que é cárie de mamadeira?

Assim como no uso de chupetas, essa condição pode contribuir para a deterioração dos dentes em bebês e crianças pequenas. Na prática, a ingestão de líquidos com açúcar, leite ou suco de frutas pode favorecer o acúmulo de bactérias na boca.

Por isso, evite dar mamadeira durante a noite e mantenha a escovação dos dentes dos pequenos sempre em dia!

Quais os cuidados com os dentes após uma restauração?

Depois do procedimento, é fundamental seguir algumas recomendações para manter a estética e a funcionalidade da restauração do dente. Entre eles:

  • controlar a ingestão de açúcar;
  • evitar alimentos pegajosos, muito quentes ou frios;
  • manter uma boa higiene oral.

Existe uma maneira de prevenir a cárie logo nos primeiros sinais?

Além de escovar os dentes, passar fio dental e usar enxaguante bucal para remover a placa bacteriana, é importante cuidar da alimentação. 

Evite alimentos ricos em açúcar e amido, já que eles podem contribuir para o crescimento de bactérias nos dentes.

Cárie pode ser transmitida? 

A resposta é não. Afinal, o aparecimento da cárie está relacionado ao consumo exagerado do açúcar e à falta de higiene oral. Portanto, vale lembrar que não é possível “contrair” cáries de outra pessoa.

 

Como prevenir a cárie e a dor no dente?

Ninguém gosta de ter dente com cárie doendo, não é mesmo?
 

A boa notícia é que existe tratamento para cárie. Além disso, é possível adotar hábitos para prevenir esse problema.
 

O primeiro passo é a escovação regular, já que a cárie dentária pode ser causada pelo acúmulo de sujeira na superfície dos dentes.

Por isso, não esqueça de usar uma escova de dente com cerdas macias e uma pasta de dente com flúor, como o creme dental anticárie elmex. Com sua tecnologia suíça, ele protege o esmalte dentário contra as temidas cáries.

Dúvidas frequentes sobre o que é cárie dentária

Quanto tempo leva para a cárie destruir o dente?

Isso pode variar, dependendo da gravidade da cárie e da resposta do organismo de cada pessoa. A evolução da cárie também pode ser influenciada pelos hábitos alimentares e pela higiene oral inadequada.

Como diferenciar os sinais da cárie com outros problemas bucais?

A sensibilidade e a presença de cavidades nos dentes podem ser sinais de cárie dentária. Mas para ter um diagnóstico claro e preciso, é fundamental consultar um(a) dentista.

Existe uma maneira eficiente de prevenir cárie em criança?

Sim, é importante estabelecer hábitos de higiene bucal desde cedo. Entre os principais cuidados, experimente limitar o consumo de açúcar, incentive o consumo de água e leve a criança regularmente ao dentista.