Alívio imediato para dentes sensíveis: veja como reduzir o desconforto
Você já sentiu desconforto ao beber algo frio ou quente? Isso acontece, em geral, por causa da sensibilidade nos dentes.
A sensibilidade e a hipersensibilidade dentinária são relativamente comuns, especialmente em situações de mudança repentina de temperatura (tomar um suco gelado, por exemplo) ou quando você come alimentos ácidos, como frutas cítricas ou sobremesas.
Mas porque é comum não significa que você precise viver com o incômodo. O que, sim, ajuda é: prevenir e ter alívio imediato enquanto você busca um tratamento com o(a) dentista.
Veja neste conteúdo como seguir esses dois caminhos e afastar o desconforto da sua rotina.
O alívio imediato começa pela prevenção
Desgaste dental, retração gengival, escovação agressiva e até mesmo alguns tratamentos odontológicos podem prejudicar o seu esmalte dental e deixar a dentina exposta.
Quando isso acontece, a sensibilidade entra em cena, causando o incômodo característico. Daí a necessidade de um alívio imediato.
E o primeiro passo para evitar essa condição é justamente não ter que passar por ela. Afinal, alguns hábitos de vida ajudam a evitar a sensibilidade nos dentes.
1. Evite alimentos ácidos
Com o passar do tempo, alimentos e bebidas ácidas podem causar o desgaste do esmalte dental, deixando os dentes sensíveis.
Por isso, é importante reduzir o consumo de refrigerante, café, frutas cítricas (como limão, abacaxi e laranja), pimenta, molho de tomate, adoçantes e doces em geral.
A boa escovação é fundamental para a proteção do esmalte dental e a prevenção da sensibilidade nos dentes.
Se não puder escovar os dentes logo após as refeições, tente fazê-lo o quanto antes. E não se esqueça de complementar com o fio dental e o enxaguante bucal.
2. Prefira escovas de cerdas macias
Por sua importância, a escovação é um dos hábitos de cuidado pessoal. Por isso, a qualidade da sua escova de dente também conta, e muito, para a prevenção da sensibilidade dental. Além de escolher marcas de qualidade reconhecida, como elmex, com mais de 50 anos de história, a escova de dente deve ter:
- cerdas arredondadas, macias e duráveis para evitar o desgaste dental ou a retração gengival;
- cabeça pequena para alcançar todas as áreas que podem ficar com resíduos ácidos.
Além disso, preste atenção no modo de escovação. Com uma escova de dente de qualidade, você não precisa fazer uma pressão excessiva nos dentes.
Posição básica da escova de dentes: Cerdas alinhadas na superfície externa do dente, paralelas às gengivas e dentes, sem tocar. Fase de ativação: Cerdas em contato com as gengivas e dentes, com uma leve pressão.
Fase de movimento:
A cabeça da escova é guiada lentamente do vermelho para o branco (“coronal”) e depois, para a superfície oclusal.
Este movimento deve ser feito em cada dente. E repetido três vezes por dente. Importante: sem fazer muita pressão.
E os movimentos devem ser suaves e circulares. Caso contrário, o esmalte dental pode se desgastar, aumentando o risco de sensibilidade dental.
3. Use creme dental para sensibilidade
Uma boa pasta de dente para sensibilidade tem ingredientes ativos e tecnologia que “blinda” os túbulos dentinários (que transmitem a sensação de sensibilidade ao organismo) expostos.
Além disso, a presença de flúor na fórmula ajuda a fortalecer o esmalte. Com essa camada protetora mais forte, a sensação de dor não alcança os nervos e os vasos sanguíneos presentes na polpa, a parte mais interna e sensível dos dentes.
elmex tem a tecnologia para um alívio imediato para dentes sensíveis: sua tecnologia Pro Argin sela os canais que conectam com o centro do dente imediatamente bloqueando a sensibilidade.
O creme dental elmex Sensitive Professional é ideal para a o seu dia a dia e fortalece seus dentes, ajuda a remineralizar o esmalte enfraquecido para a proteção contra a cárie.
4. Bochecho de água morna com sal
A pasta para dente sensível é sempre a melhor opção. Mas se você está sentindo hipersensibilidade dentinária e não tem um creme dental para sensibilidade em mãos, tente bochechar por alguns segundos com a mistura de água morna e sal.
O sal tem propriedades anti-inflamatórias que podem reduzir a irritação das áreas sensíveis dos dentes e da gengiva.
Mas, atenção: essa é uma solução que proporciona alívio temporário. Assim que possível, procure por um bom creme dental específico para sensibilidade.
E, ao menor sinal de um sintoma mais grave, não dispense a visita ao seu(sua) dentista de confiança.