Cárie
Basicamente, a cárie surge quando os ácidos produzidos pelas bactérias presentes na boca corroem o esmalte do dente, expondo a dentina — camada mais interna que contém túbulos que conectam ao nervo.
Neste estágio, você pode sentir o dente dolorido ao morder ou mastigar alimentos. Quando não é tratada, ela pode progredir e atingir a polpa do dente, causando uma dor ainda mais intensa.
Se esse for um problema recorrente na sua saúde bucal, uma ótima solução é usar produtos específicos para remineralizar os danos iniciais nos dentes, como o creme dental elmex Anticáries. Sua fórmula exclusiva com monofluorfosfato de sódio ajuda na proteção efetiva contra as cáries.
Sensibilidade dentária
Assim como a cárie, a dor da sensibilidade nos dentes também é causada pela exposição da dentina. Neste caso, o desgaste do esmalte pode acontecer pelos seguintes motivos:
escovação incorreta: aplicar muita força ou usar uma escova de dentes com cerdas duras pode desgastar o esmalte;
alimentos ácidos: o consumo em excesso de alimentos e bebidas ácidos, como refrigerante, vinho branco e suco de laranja, pode corroer o esmalte;
retração gengival: a escovação agressiva e problemas periodontais podem fazer com que a gengiva se retraia, expondo a raiz do dente que é uma região mais sensível;
tratamentos dentários: procedimentos como clareamento dental podem deixar seus dentes temporariamente mais sensíveis.
Condições de saúde (como enxaqueca, sinusite e bruxismo)
Muitas vezes, aquele dente doendo ao mastigar pode estar relacionado até a doenças crônicas que afetam sua vida cotidiana. Entre as principais condições que podem atrapalhar a saúde dos seus dentes estão:
enxaqueca: a dor pode irradiar para várias partes do rosto, incluindo os dentes. Durante uma crise, você pode sentir desconforto ao mastigar, mesmo que seus dentes estejam saudáveis;
sinusite: quando os seios nasais estão inflamados, é comum que a pressão cause dor nos dentes superiores. Essa dor pode piorar ao mastigar, especialmente alimentos mais duros;
bruxismo: a prática involuntária de ranger os dentes à noite ou durante períodos de estresse pode danificar o esmalte e a estrutura dos dentes. Isso pode levar à sensibilidade e dor, especialmente ao mastigar.
Problemas na mandíbula
O dente sensível ao morder também pode ter relação com problemas na articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula ao crânio. Eles afetam a movimentação da mandíbula, dificultando movimentos simples, como a fala e mastigação. Outros sintomas comuns são:
Ao notar esses sinais, a primeira coisa a fazer é procurar o seu dentista. Somente ele pode diagnosticar adequadamente e tratar conforme a causa.
Maior número de dentes na boca
Um número maior do que o comum entre os dentes na boca pode causar apinhamento, desalinhamento e problemas na mordida. Essa condição costuma levar à dor no dente ao mastigar, além de dificuldades na higienização e maior risco de cáries e doenças gengivais.
Doenças periodontais
Problemas na gengiva, como gengivite ou periodontite, facilitam a inflamação e dor ao redor dos dentes. Essas doenças podem afetar a sustentação dos dentes, causando dor ao mastigar. Preste atenção aos sinais:
vermelhidão ou inchaço na gengiva;
sangramento durante a escovação ou uso do fio dental;
retração da gengiva, fazendo os dentes parecerem mais longos;
mau hálito persistente;
presença de pus entre os dentes e gengiva.
Como encontrar alívio para a dor nos dentes ao mastigar?
Agora que você já conhece as possíveis causas da dor no dente ao mastigar, que tal explorar algumas medidas que podem ajudar a aliviar esse incômodo e melhorar a sua qualidade de vida:
mantenha a saúde da sua boca em dia: escove os dentes após as refeições, use fio dental diariamente e visite o dentista a cada 6 meses para prevenir problemas bucais que podem causar dor;
mastigue devagar: isso reduz a pressão sobre os dentes e músculos da mandíbula, aliviando a dor;
priorize alimentos mais macios: prefira opções mais fáceis de mastigar, como purês, sopas e legumes cozidos, para evitar o esforço excessivo da área dolorida.
aplique compressa fria: isso ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor. Aplique uma compressa fria na área externa da bochecha, por cerca de 15 minutos, várias vezes ao dia.
enxágue com água morna e sal: a solução salina oferece propriedades anti-inflamatórias e antissépticas. Dissolva uma colher de chá de sal em um copo de água morna e faça bochechos por alguns minutos — repita o processo ao longo do dia.
siga um tratamento indicado no consultório: consulte um dentista para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.
Para um alívio rápido do desconforto causado pela sensibilidade, use o creme dental e enxaguante bucal elmex Sensitive Professional, produtos que selam os canais que conectam com o centro do dente oferecendo alívio imediato e duradouro.
Mas, não se esqueça, assim como as outras opções de alívio, esse tipo de produto não substitui o tratamento completo com o dentista.