Dor de dente dá dor de cabeça?
A proximidade dos nervos faciais e cranianos é o motivo pelo qual a dor de dente dá dor de cabeça em algumas situações.
Por exemplo, quando um dente está com alguma condição indesejada, os sinais de dor podem ser transmitidos ao sistema nervoso central. Dessa forma, a dor originada em um dente pode ser sentida em outras partes da cabeça, como testa, têmporas ou ao redor dos olhos.
Mas existem outros problemas de saúde que também podem contribuir para a dor de cabeça e dente.
Dor de dente dá dor de cabeça nestas condições
A dor de dente que dói a cabeça pode ser um dos sintomas de pelo menos três condições de saúde
1. Distúrbio da ATM
Na prática, a dor da disfunção temporomandibular (um distúrbio da articulação temporomandibular - ATM) tem origem na articulação que conecta a mandíbula ao crânio, e não diretamente nos dentes.
Mas pode acabar causando dor de cabeça e dente por serem estruturas muito próximas.
A tensão muscular e a inflamação na região podem contribuir para a dor de cabeça.
Por outro lado, essa condição também afeta a boca, já que em casos mais graves, existe dor de dente ao mastigar e dificuldade ao abrir e fechar a mandíbula.
2. Sinusite
A sinusite surge quando os seios paranasais – cavidades cheias de ar localizadas nos ossos ao redor do nariz e dos olhos – ficam inflamados. Quando isso acontece, é comum sentir uma pressão na área, o que pode causar bastante dor.
Como a raiz dos dentes ficam próximas aos nervos que inervam os seios paranasais, é possível que a inflamação também cause dor nos dentes, especialmente na arcada superior.
Tenha atenção se você estiver experimentando:
- dor de cabeça e dentes doloridos;
- dor facial na testa, nas maçãs do rosto, no nariz e nos olhos;
- obstrução nasal.
Nesse caso, é importante consultar um profissional de saúde (médico ou dentista) para ter um diagnóstico preciso. No consultório, você poderá confirmar se a dor de cabeça e dente tem ou não relação com a sinusite.
3. Compressão do nervo
A sua cabeça possui diversos nervos e, quando acontece a compressão dessas estruturas, é comum sentir diferentes tipos de dor, incluindo a dor de dente que irradia para a cabeça.
No caso do bruxismo – que é o apertamento dental de forma involuntária –, pode acontecer um tensionamento da musculatura do pescoço e, devido ao estresse muscular, existe a possibilidade de uma dor de dente pontual.
Em outros casos, o incômodo pode gerar até enxaquecas ou dor de dente insuportável, especialmente quando há a compressão de nervos importantes da região.
O que fazer quando sentir dor de dente que irradia para a cabeça?
Se você estiver com dor de dente que irradia para a cabeça, é fundamental procurar ajuda profissional para descobrir as causas e receber o tratamento adequado.
Mas enquanto você aguarda a sua consulta, é possível seguir algumas medidas para aliviar temporariamente os sintomas:
- use compressas frias na área afetada para reduzir a inflamação e aliviar a dor;
- evite mastigar no lado afetado para diminuir a pressão nos dentes;
- evite bebidas e alimentos quentes ou frios, já que eles podem aumentar a sensibilidade dental.
E claro, não esqueça de manter a higiene bucal em dia com o creme dental elmex Sensitive.
Assim, você previne o acúmulo de placa bacteriana e outras doenças periodontais que podem levar à dor de dente que dói a cabeça!