A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

As principais causas da dor de dente e como aliviar

A dor de dente pode ser uma experiência angustiante. Quanto mais forte, mais ela pode afetar a sua qualidade de vida. Se você está sofrendo com isso, é hora de saber as principais causas da dor de dente.

Da dor de dente que vai e volta até o dente dolorido ao toque, as origens e os sintomas são os mais variados. Por exemplo, uma dor de dente causada por cárie pode ser bem persistente, atrapalhando as suas atividades diárias e até o seu sono.

Veja neste conteúdo o que você precisa saber para entender a dor de dente.

 

As causas da dor de dente mais comuns

É raro que uma dor dente comece de forma aguda. Geralmente, ela surge como uma leve sensibilidade nos dentes e, com o tempo, vai ficando forte. Quando as causas da dor de dente são descobertas rapidamente, menos desconforto você sente.

Por isso, veja mais no detalhe o que causa dor de dente.
 

1. Cáries

A cárie pode ter origem no acúmulo de placa bacteriana. Na prática, as bactérias produzem ácidos que podem corroer o esmalte dentário. Com o tempo, esse desgaste pode se transformar em cavidades, deixando o dente dolorido ao toque.

Quando a cárie atinge a polpa, que é parte mais interna e sensível do dente, você pode sentir uma dor mais intensa. Nesses casos, é bom evitar bebidas ou alimentos muito quentes, frios ou doces.
 

2. Bruxismo

Se você tem o hábito de ranger os dentes, é provável que a sua dentição esteja sofrendo uma pressão que desgasta a dentina. 

Esse ato involuntário pode acontecer durante o sono e, por isso, é comum que você acorde com desconforto na cabeça, na testa, nas têmporas e nos dentes
.

3. Inflamações na gengiva

Além das cáries, o acúmulo de placa bacteriana também pode levar à gengivite, a inflamação da gengiva. Quando se torna mais grave, ela tende a evoluir para outros problemas nessa região, como:

  • periodontite: infecção mais grave nos tecidos dentários, podendo afetar os ossos que sustentam os dentes, causando uma dor de dente insuportável;
  • abscesso: infecção bacteriana que se forma na raiz do dente ou na linha da gengiva, causando dor forte e inchaço.
     

4. Traumas no dente

Qualquer batida na região da boca pode causar quebras, trincas e, consequentemente, uma dor bem incômoda nos dentes. Isso acontece porque a estrutura dental interna é muito sensível, e qualquer trauma pode afetar os tecidos internos, incluindo nervos e vasos sanguíneos.
 

5. Sensibilidade dental

Se você já teve calafrios ao comer e beber algo doce ou gelado, é provável que alguma das condições anteriores já tenham causado um desgaste significativo nos seus dentes.
 

 

Ou seja, a dentina (parte mais interna do dente) ficou mais exposta e os túbulos dentinários e os nervos ficaram desprotegidos dos estímulos externos.
 

 

Por isso, se você vem sentindo uma dor no dente mas não tem cárie, é importante visitar o seu(a) dentista de confiança para investigar as causas desse problema.

Aliás, é no consultório que a(a) profissional vai recomendar um produto de qualidade para amenizar as causas da dor de dente.

Um ótimo exemplo é o creme dental elmex Sensitive Professional, com tecnologia suíça que bloqueia as vias de sensação de dor nos dentes. Além de diminuir a hipersensibilidade, a pasta de dente elmex fortalece o esmalte enfraquecido e oferece proteção prolongada para os dentes.

Experimente hoje mesmo!

Dúvidas frequentes sobre causas da dor de dente

Dor no dente causa dor de cabeça?

Sim. Isso porque a dor de dente pode irradiar para outras áreas da cabeça, incluindo a região temporal, frontal e a parte de trás, causando bastante desconforto.

Como obter alívio da dor de dente?

Enquanto você não consegue se consultar com um(a) dentista, é bom fazer compressas frias na área afetada, fazer bochechos com enxaguante bucal, usar um creme dental para sensibilidade e evitar bebidas ou alimentos muito quentes ou frios.

Qual o momento correto de procurar um dentista?

Você deve procurar um(a) dentista se a dor no dente for intensa, persistente e acompanhada de sintomas como inchaço, sensibilidade, febre ou gosto ruim na boca.