Dente sensível ao gelado: como tratar e ter mais qualidade de vida
Nada melhor que tomar a sua bebida preferida bem gelada quando os termômetros estão nas alturas. Mas para muita gente com dente sensível ao gelado, se refrescar acaba sendo mais um incômodo.
E daí a importância de saber mais sobre a sensibilidade nos dentes por causa do gelado. Afinal, ninguém merece sentir dor ao beber água gelada ou outras bebidas. Ou mesmo viver com o dente sensível ao frio em geral.
Você vai ver neste conteúdo as principais causas para esse problema e como aliviar.
Boa leitura!
5 causas do dente sensível ao gelado
Ter essa condição é algo mais comum do que você possa imaginar. Mas não é por isso que você precisa conviver com ele.
E o primeiro passo é entender melhor o assunto, como as suas possíveis causas, para você ter melhores conversas com o(a) dentista.
1. Aumento da polpa dental
A polpa nada mais é do que a estrutura que acomoda os nervos e vasos sanguíneos do dente. É possível que ela fique mais volumosa, principalmente em pessoas mais jovens.
Quando isso acontece, a variação térmica – provocada pela ingestão de líquidos muito gelados – traz uma sensibilidade maior.
Ou seja, quanto maior a queda de temperatura na boca, maior será a dor ao beber água gelada.
2. Desgaste do dente
O esmalte do dente é altamente mineralizado, quase impermeável. Porém, existem fatores que causam desgaste, eliminando essa proteção e deixando o dente sensível ao gelado.
Veja alguns motivos:
- fraturas;
- bruxismo;
- bactérias;
- e também as infiltrações.
Se você tem uma dessas condições, é bem provável que a sua dentina esteja exposta e permitindo o alcance do líquido gelado até os nervos.
3. Retração gengival
Você notou que a sua gengiva está mais “baixa”, expondo uma parte do dente? Esse pode ser um problema provocado pela escovação excessiva ou até mesmo pela idade.
A retração gengival também contribui para deixar o dente sensível ao frio, por exemplo. Como o dente fica mais exposto, a temperatura é mais sentida.
4. Cáries
Por si só, essa lesão provocada por bactérias já deixa o dente muito mais sensível. Mas, quando algo muito gelado entra em cena, a sensação dolorosa pode ser ainda maior.
O motivo é simples: a cárie pode inflamar a polpa dental – o tecido nervoso e sanguíneo que fica dentro do dente. Ou seja, se você está sentindo uma dor localizada no dente, principalmente quando toma algo gelado, é hora de procurar um dentista porque pode ser algo além de uma sensibilidade pontual.
5. Clareamento dental
Algumas pessoas podem ter sensibilidade nos dentes após o clareamento dental. Nesses casos, uma das consequências pode ser o dente sensível ao gelado.
Isso acontece por conta da ação dos agentes clareadores, que atuam de dentro para fora do dente. Mas esse incômodo é temporário, e geralmente desaparece em 15 dias!
Veja como aliviar o dente sensível ao frio e ter mais qualidade de vida
Alguns hábitos ajudam a aliviar a sensibilidade no dente com gelado.
E o melhor, você pode pôr em prática agora mesmo!
1. Não descuide da rotina de limpeza da boca
Escovar os dentes após as refeições (ou ao menos duas vezes ao dia) ajuda a prevenir e a aliviar a sensibilidade, principalmente quando você usa uma pasta de dente para sensibilidade.
Assim, você remove a placa bacteriana, reduz o risco de cárie e reduz a possibilidade de dor ao beber água gelada pela ação do creme dental desenvolvido especificamente para a sensibilidade (leia mais adiante).
Só não esqueça de usar uma escova com cerdas macias!
2. Cogite a aplicação de flúor
O(a) dentista pode indicar essa alternativa. Por isso, pergunte no consultório se essa pode ser uma opção para você.
O flúor contribui para a proteção dos dentes e, consequentemente, ajuda a aliviar a exposição da dentina, que é uma das principais causas do dente sensível ao gelado.
3. Cuide da sua alimentação
Parte desses cuidados também está relacionado ao que você come e bebe. Afinal, alimentos e líquidos ácidos podem corroer o esmalte dentário, deixando o dente sensível ao frio e a estrutura dental mais frágil.
Por isso, tenha cautela (ou evite) refrigerantes e os sucos mais cítricos, como laranja, limão ou abacaxi.
4. Consulte o(a) dentista
A avaliação de um(a) especialista é essencial para um diagnóstico preciso. Portanto, se você está sentindo incômodo, não espere mais para fazer uma visita ao dentista!
5. Use uma pasta de dente para sensibilidade
Outro cuidado essencial tem relação com os produtos que você usa no seu dia a dia. Afinal, quanto maior a qualidade da sua pasta dental, melhor é a saúde da sua boca!
Por isso, se você ainda não experimentou o creme dental elmex Sensitive, está na hora de conhecer os seus benefícios de perto.
Elmex Sensitive tem tecnologia suíça que oferece alívio imediato e proteção prolongada. É uma solução ideal para acabar de vez com a hipersensibilidade nos dentes.
E tem mais:
- Alívio imediato: a tecnologia Pro Argin sela os canais que conectam com o centro do dente, bloqueando imediatamente a sensibilidade.
- Proteção prolongada: graças a barreira ao redor dos túbulos dentinários expostos, ela protege contra a sensibilidade, enquanto o flúor protege contra a cárie.
- E ainda fortalece e ajuda a remineralizar o esmalte enfraquecido!