A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Viva sem dor no dente ao comer doce

Muitas pessoas sentem dor de dente ao comer doce. Infelizmente, isso é muito comum por causa da sensibilidade nos dentes.

Mas essa sensibilidade ao comer doce não precisa fazer parte da sua rotina. E daí a importância de você entender quais motivos podem contribuir para isso.

Neste conteúdo, você vai descobrir as possíveis causas desse desconforto e cuidados que ajudam a prevenir o problema.

 

Sua boca pede ajuda: 5 causas da dor no dente ao comer doce

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são apenas os alimentos quentes ou gelados que causam um certo desconforto nos dentes.

Se você já teve dor de dente ao comer chocolate ou qualquer outro tipo de doce, sabe bem disso.

E entender os motivos é o primeiro passo para você prevenir, aliviar e buscar ajuda do(a) dentista.

Veja algumas das causas que explicam porque o seu dente dói com doce.

1. Cárie

Ela é causada por bactérias da placa bacteriana, que se forma sobre os dentes. Na prática, quando você ingere açúcar, essas bactérias transformam o açúcar em ácido. O resultado é a corrosão do esmalte dental e, de quebra, a dor no dente ao comer doce.

Essa sensibilidade ao comer doce pode ser um alerta de que a cárie já está em um estágio avançado e atingiu a dentina, a camada mais interna do dente.

Para não chegar a esse ponto, o ideal é escovar os dentes após comer alimentos com açúcar.

2. Retração da gengiva

Uma das funções básicas da gengiva é proteger a raiz do dente.

Quando acontece a retração – por conta da forte escovação associada a outros fatores, por exemplo – a raiz fica aparecendo, o que pode dar a impressão de gengiva menor e dentes maiores, deixando expostas áreas sensíveis do dente

Portanto, se você tem dor de dente ao comer chocolate e outros doces, se olhe no espelho e repare como está o aspecto da sua gengiva.

O motivo para esse incômodo pode estar bem visível aos seus olhos!

3. Infiltração

Outra possível causa para a sua dor no dente ao comer doce é a infiltração, quando há um espaço entre a selagem de uma obturação e o dente.

Ou seja, quando o açúcar entra em contato com essa região, você poderá notar uma sensibilidade incômoda.

4. Bruxismo

O bruxismo também causa desgaste nos dentes. Quem tem essa condição, pode ranger e apertar a mordida durante o sono ou mesmo de dia, aumentando os riscos de desgaste dos dentes - e, consequentemente, de sensibilidade.

Sem a proteção adequada segundo orientação do(a) dentista, a tendência é que o esmalte dos dentes fique cada vez mais gasto. E isso pode levar até a situações extremas, como fraturas no dente, deixando a dentina cada vez mais exposta.

5. Lesões no dente

Fraturas, desgaste excessivo, erosões por acidez e as famosas cáries são alguns exemplos de lesões.

Se você está convivendo com alguma delas, é bem provável que sinta dor ao ingerir açúcar.

Isso porque lesões deixam a estrutura comprometida, facilitando a exposição da dentina e dos nervos expostos.

Assim, as terminações nervosas do seu dente acabam tendo contato direto com os alimentos açucarados, provocando a dor no dente ao comer doce.

 

Mas por que o dente dói por causa do açúcar?

A dor no dente ao comer doce é resultado da ação dos açúcares fermentáveis, substâncias que, em contato com a saliva, criam um ambiente perfeito para bactérias.

Juntas, elas trabalham para metabolizar o açúcar, produzindo um ácido capaz de desmineralizar o esmalte dentário – tornando a superfície do dente bem mais sensível.

Dor como um choque

A dor dessa sensibilidade é parecida com um choque: dura poucos segundos. Porém, em qualquer um dos casos, ela incomoda e preocupa muitas pessoas. 

Como você já viu, nem todos os problemas bucais têm relação com as cáries. Por isso, ao menor sinal de sensibilidade ao comer doce, fale com o(a) dentista.

 

Qual o tratamento ideal para acalmar essa dor de dente?

Agora que você já conhece as causas da dor no dente ao comer doce, chegou a hora de saber como pode prevenir. Afinal, ninguém precisa conviver por tanto tempo com esse desconforto.

Claro, os tratamentos exigem a ajuda especializada de um dentista. Mas, é importante compreender que alguns hábitos saudáveis podem amenizar e até mesmo prevenir as formas mais graves de sensibilidade a doce.

Escove os dentes regularmente

A principal forma de prevenir a dor de dente ao comer doce é por meio de uma higiene bucal adequada. Assim, você evita o acúmulo de açúcar na superfície dental e fica longe da tão temida sensibilidade.

Escove os dentes após as refeições (ou pelo menos duas vezes ao dia), com escovas de cerdas macias e movimentos suaves!

Use pasta de dente para sensibilidade nos dentes

Hoje, a tecnologia é uma grande aliada na hora de aliviar a sensibilidade nos dentes. Por isso, um creme dental para dentes sensíveis faz toda a diferença.

Exemplo disso é o creme dental para sensibilidade Elmex Sensitive. Criada em parceria com especialistas em odontologia, tem a tecnologia Tecnologia Pro-Argin, que sela os canais ligados ao centro do dente, bloqueando a sensibilidade.

Fio dental: um GRANDE aliado

Usar o fio dental tem que ser parte da sua rotina.

Com ele, você retira os restos de alimentos entre os dentes, locais de difícil acesso para as escovas de dente.

Com esse hábito, você impede a formação de placa bacteriana que destrói o esmalte dos dentes.

Aposte no enxaguante bucal

Usar enxaguante bucal após a escovação é uma medida preventiva bem eficiente.

Isso porque eles têm ingredientes que ajudam a reduzir a sensibilidade dentária, como o nitrato de potássio e o cloreto de estrôncio.

Repense na hora de comer doces

Apesar dos vários cuidados, nenhum deles é mais importante que a moderação.

Tente reduzir ao máximo o consumo de açúcar, o que também é fundamental para o seu bem-estar geral.

Lembre-se: a redução do açúcar não faz bem apenas para sua saúde bucal, mas também para a saúde completa do seu corpo!

Visite regularmente o(a) dentista

Além de todos estes cuidados, é fundamental estar em dia com a avaliação clínica do(a) dentista. Assim, os problemas relacionados à sensibilidade ao comer doce podem ser diagnosticados precocemente!

Dúvidas frequentes sobre dor no dente ao comer doce:

Comer doce todos os dias pode prejudicar o esmalte dos dentes?

Sim. De acordo com especialistas, o consumo excessivo de açúcar prejudica a higiene bucal, cria um ambiente confortável para as bactérias e desgasta o esmalte no longo prazo.

O que acontece se não tratar uma cárie?

Sem um tratamento adequado, as bactérias se proliferam e o esmalte dentário se desgasta cada vez mais. A sensibilidade aumenta e, em casos mais graves, a pessoa pode até mesmo perder o dente.

Doce pode causar inflamação nos dentes?

Sim. Comer açúcar em excesso causa, além da cárie, problemas como inflamação da gengiva e tártaro na superfície do dente.