A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Aproveite seus momentos sem a sensibilidade da dentina exposta

Você já ouviu falar em dentina? E em dentina exposta?

Ela é um tecido do dente localizado entre o esmalte (a parte mais externa dos seus dentes e o elemento mais duro do corpo) e a polpa. Também é sensível a vários estímulos e a mudanças de temperatura, como calor, frio e pH ácido. 

Isso porque, uma vez exposta pelo desgaste do esmalte ou por um dano no dente, a dentina reage a estímulos externos, como beber uma água muito gelada ou comer um doce.

E como a dentina está totalmente ligada à polpa, que é a parte nervosa do dente, ela se relaciona completamente com os dentes sensíveis. 

Esse conteúdo é para você entender melhor o que é dentina, a sua relação com a sensibilidade dental e como você pode aliviar os sintomas.

 

Para você entender o que é a dentina

Como dito antes, a dentina é um tecido mineralizado de natureza conjuntiva, avascular e acelular, que contém túbulos microscópicos ligados ao nervo do dente. 

E a função da dentina é suportar e compensar a fragilidade do esmalte ao longo dos anos.

 

As características da dentina danificada

Para evitar a exposição da dentina, é preciso ter cuidados, começando pela boa higienização diária (escovação e uso do fio dental) e por uma alimentação equilibrada, sem excessos de alimentos ácidos.

Isso porque esses alimentos provocam o desgaste precoce do esmalte, elevando os riscos de exposição da dentina. E a dentina afetada, tanto pelo desgaste do esmalte como por um dano no dente, pode causar alguns sintomas:

  • aumento da sensibilidade nos dentes;
  • necessidade de fazer uma restauração dental;
  • perda do esmalte;
  • retração gengival.
Infográfico explicando três principais causas do envelhecimento precoce do esmalte dos dentes: a correria do dia a dia, hábitos não saudáveis e momentos de indulgência, como ingerir bebidas alcoólica

A relação entre dentina e sensibilidade dentária

A dentina tem um grande número de poros e túbulos que vão da superfície externa do dente até a polpa, que fica no centro.

Quando há uma exposição, os líquidos presentes nos túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou determinados alimentos, o que pode causar mais sensibilidade.

Mas existem maneiras de prevenir essa condição.

 

Cinco maneiras de evitar a exposição da dentina e prevenir sensibilidade

Ninguém precisa deixar de beber ou comer o que gosta só porque está gelado ou quente. Isso porque a sensibilidade nos dentes, apesar de ser bastante comum, ser uma condição tratável.

O primeiro passo é saber quais são as opções de tratamento para sensibilidade nos dentes para você ter melhores conversas com o(a) dentista. 

Aplicar flúor

A ação do flúor acelera a reconstrução do esmalte, podendo remover e prevenir a cárie nos dentes, deixando-os mais resistentes a ácidos bacterianos, sujeiras e infecções.

Isso também contribui para reduzir os riscos de exposição da dentina e, consequentemente, da hipersensibilidade dentinária.

Além disso, o tratamento de flúor para sensibilidade também é uma ótima forma de calcificar a dentina e o esmalte dos dentes, impermeabilizando sua superfície, o que gera menor contato desse tecido com agentes que possam causar dores.

Fazer a higienização correta da boca no dia a dia

Para fortalecer a saúde dos seus dentes, é importante manter a higienização correta, usando uma escova macia e uma pasta própria para quem tem sensibilidade.

Alguns cuidados no dia a dia são:

  • evite alimentos e bebidas ácidas;
  • escove os dentes após as refeições, ao acordar e antes de dormir;
  • procure a ajuda de um dentista;
  • faça movimentos leves com a escova;
  • use um enxaguante bucal sem álcool;
  • use creme dental com alta concentração de flúor;
  • passe fio dental pelo menos uma vez por dia.

Creme dental para sensibilidad

Outro cuidado que faz toda a diferença na rotina é usar um creme dental para sensibilidade. Com ele, você protege a superfície do tecido dental, preserva o esmalte e limpa profundamente sem agredir as gengivas.

Um exemplo de pasta de dente para sensibilidade é o creme dental elmex Sensitive, com tecnologia suíça avançada em parceria com especialistas em odontologia.

Evite escovas muito duras

Quem lida com dentes sensíveis, deve optar por escovas com cerdas macias, que fazem menos pressão sobre essa parte de tecido do dente, sendo menos agressivas durante a escovação diária.

Dieta sem alimentos ácidos em excesso

Evitar alimentos ácidos e bebidas com baixa acidez também é uma forma de expor menos a dentina à sensibilidade.

Se quiser muito um alimento ácido, tente esperar por 20 minutos antes de escovar os dentes. Dessa maneira, você dá tempo para o seu pH bucal se equilibrar.

Agora que você já sabe mais sobre a dentina e sua relação com a sensibilidade nos dentes, é hora de aplicar as dicas que reunimos neste post para melhorar os cuidados com a sua saúde bucal.

Dúvidas frequentes sobre dentina

 

O que fazer para identificar a dentina exposta?

A dentina exposta apresenta alguns sintomas, como raízes dos dentes sem a devida cobertura da dentista, pontadas e dores a qualquer momento e hipersensibilidade nos dentes principalmente ao consumir alimentos e bebidas quentes, gelados e ácidos.

Como diferenciar dentina infectada de dentina afetada?

A dentina infectada normalmente se apresenta úmida, muito amolecida e sem resistência para remoção, enquanto a dentina quando afetada, fica seca e resistente à remoção mecânica. É recomendado buscar ajuda odontológica para analisar sua saúde bucal e descobrir as soluções ideais para proteger seus dentes.

Dentina cariada, o que é?

A dentina cariada é composta por uma zona infectada e uma afetada, apresentando extensa descalcificação e degeneração das fibras colágenas. A dentina com cárie apresenta sintomas de sensibilidade e dor ao mastigar ou entrar em contato com alimentos e bebidas quentes, frias ou doces.