A marca no 1 recomendada por dentistas na Suíça*

Dente dolorido ao toque? Veja como viver seus melhores momentos sem dor

Se você sente o dente dolorido ao toque, você não está sozinho(a). Muitas pessoas sofrem esse incômodo, que tem causas e maneiras de tratar bem conhecidas. 

A dor pode aparecer por causa de problemas simples e fáceis de tratar, ou até por conta de outros mais complexos. O que importa é que você não precisa viver com esse incômodo. Nem deve ignorar essa dor, pois ela pode piorar.

Portanto, se você está sentindo:

  • sensibilidade momentânea
  • dor duradoura
  • dor aguda

Está na hora de investigar as causas desses problemas.

Por que perder sua qualidade de vida? Neste conteúdo, você vai ver soluções com tecnologia que aliviam a dor, e cinco passos simples para você tirar a sensibilidade nos dentes da sua rotina.

Boa leitura!

 

Quais as causas do dente dolorido ao toque? 

Antes de você conhecer as dicas de como tratar o dente dolorido ao toque, é importante saber algumas de suas causas, pois isso tem um grande impacto na sua saúde bucal.

É preciso atenção para identificar a dor!

Essa condição está associada à sensibilidade nos dentes. A dor acontece quando o esmalte do dente se desgasta ao longo do tempo, deixando a parte interna do dente exposta a estímulos térmicos e causando a sensibilidade nos dentes.

As causas que deixam o dente sensível doendo são variadas. Uma das principais está relacionada aos hábitos de escovação. Ou seja, escovar os dentes com muita força também leva a sensibilidade!

Isso acontece devido ao desgaste do esmalte, que pode ser piorado com o uso de uma escova de cerdas mais duras. 

Outra causa comum para a hipersensibilidade dentinária é o bruxismo – o hábito de ranger os dentes. É uma condição comum, mas que pode levar ao apertamento dentário e a exposição da camada interna do dente quando não tratado. 

Procedimentos variados também podem deixar os dentes doloridos e sensíveis, como o clareamento. Os componentes usados para clarear os dentes entram na sua camada interna, o que pode causar irritação e dores.

Isso também pode acontecer com uma restauração quebrada ou infiltrada, deixando a dentina exposta.

Por fim, algumas doenças deixam o dente sensível. Uma das principais é a gengivite, que é a inflamação da gengiva. Quando ocorre, a região fica mais e inchada, levando a dores.

Em casos mais graves, pode se desenvolver para uma retração gengival, levar a uma maior sensibilidade e a dor. 

 

Alivie a sensibilidade no seu dente: 5 passos práticos

Quando você notar o seu dente dolorido ao toque, o que fazer? Primeiro, saiba que esse problema pode ser resolvido com alguns hábitos saudáveis que protegem a saúde bucal.

Pensando nisso, trouxemos cinco passos fundamentais para que suas dores no dente diminuam e você deixe a sensibilidade para trás! 

1. Aposte no tratamento com flúor

O flúor é uma poderosa substância e uma das principais soluções de como aliviar sensibilidade nos dentes.

Lembra que a causa para esse problema é a exposição da dentina? O flúor vai proteger o esmalte dental, ao promover a remineralização, prevenindo problemas futuros. O seu dentista poderá usar géis de alta concentração de flúor no consultório para aliviar os sintomas, converse com o seu profissional para entender a melhor indicação para o seu caso.

2. Use uma escova mais macia

Sabe o que é bom para dentes sensíveis? Usar uma escova de dentes de cerdas mais macias. Assim, é possível fazer uma limpeza completa sem danificar o esmalte dos dentes e a gengiva.

Já a escova com cerdas duras pode levar a uma sensibilidade na região, já que o esmalte é corroído pela agressividade do hábito. 

3. Escolha uma pasta de dente para sensibilidade

Outro aliado contra o dente dolorido ao toque é usar uma pasta para sensibilidade. Esse produto foi desenvolvido para proteger seus dentes dos estímulos externos, evitando que você sinta os efeitos da sensibilidade na região. 

Além disso, com uso regular, ela pode evitar que seu esmalte dentário chegue ao ponto de desgastar. 

4. Cuidado com os alimentos ácidos

Os alimentos ácidos também podem deixar o dente dolorido ao toque, pois facilitam o desgaste do esmalte dental. Isso acontece quando há o consumo excessivo desse tipo de alimento, como refrigerantes, café e álcool.

Por isso, tenha muito cuidado com o consumo exagerado dessas substâncias no seu dia a dia. 

5. Procure o(a) seu(sua) dentista

Caso você não saiba muito bem o que é bom para sensibilidade nos dentes, procure seu dentista de confiança. O profissional vai conseguir indicar os melhores caminhos e tratamentos para as suas dores no dente.

Além disso, ele ajudará no direcionamento para que isso não volte a acontecer no futuro. 

 

A diferença entre sensibilidade nos dentes e cárie

Além das causas que citamos, a cárie também é uma das responsáveis pelo dente dolorido ao toque. Ainda que uma coisa possa levar a outra, é importante que você conheça as diferenças entre esses dois problemas bucais. 

A cárie pode ser identificada a partir de manchas brancas ou escuras nos dentes. Geralmente, elas são acompanhadas por uma cavidade no dente.

Já a sensibilidade acontece na região interna do dente, com o desgaste do esmalte. A cárie pode deixar os dentes sensíveis, mas não é sua única causa. 

Tanto as cáries quanto a sensibilidade podem deixar o dente dolorido ao toque. Por isso, é importante que você mantenha uma boa higiene bucal para evitar esses problemas e procure um dentista para avaliar o seu caso.

Inclua na sua rotina o creme dental Elmex Sensitive, que traz uma tecnologia que remineraliza os dentes e ajuda na prevenção contra as cáries!

Dúvidas frequentes sobre dente dolorido ao toque:

Pode usar remédio caseiro para sensibilidade nos dentes?

O uso de remédio caseiro para sensibilidade nos dentes não é recomendável. Isso porque as causas para esse problema são variadas, e precisam de uma avaliação profissional. Ao usar remédios caseiros, você pode piorar o quadro de dor e sensibilidade!

Por quanto tempo pode durar a sensibilidade do dente ao toque?

Depende da causa para o dente dolorido ao toque. Nos clareamentos e restaurações, é normal que a sensação dure por até uma semana. Em outros casos, ela pode ser temporária. Caso ela não cesse, procure um dentista para realizar o tratamento adequado.

Como saber se essa sensibilidade nos dentes não é uma pulpite dentária?

Para saber se a sensibilidade é causada por uma pulpite dentária, tenha atenção aos seus sintomas. Ela é uma inflamação na polpa do dente, levando a dores agudas e constantes. Além disso, deixa o dente dolorido ao toque por conta da sensibilidade na região. Se a sensibilidade permanece após o estímulo doloroso cessar (frio, quente, doce), procure um dentista.